sexta-feira, 13 de março de 2015

Dia Mundial do Rim teve ampla programação em Assú

Dia Mundial do Rim teve ampla programação em Assú
DIA MUNDIAL DO RIM 1
Nesta quinta-feira (12), foi comemorado em Assú o Dia Mundial do Rim. O tema da campanha este ano foi "Rins saudáveis". O objetivo principal é alertar a população com relação à adoção de hábitos saudáveis, ingestão de água, mudança de estilo de vida e autocuidado das doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus e obesidade.
A partir 8h30 até às 16h00, a Clínica de Diálise do Vale do Assú (CDA), realizou em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Assú (SMS) e outros parceiros, uma ampla programação em comemoração ao Dia Mundial do Rim.
Foram realizadas palestras e apresentações de vídeos educativos nas dependências da CDA, com esclarecimentos sobre as principais causas e consequências da doença renal.
Ao lado da clínica foram montadas tendas, onde foram disponibilizados serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, exames de creatinina para diabéticos e hipertensos, atuação da equipe do NASF (peso, altura e IMC), triagem e consulta com médico nefrologista.
Houve ainda show de musica ao vivo com Guilherme Lopes.
DOENÇA
A doença renal crônica atinge 10% da população mundial e afeta pessoas de todas as idades e raças. A estimativa é que a enfermidade afete um em cada cinco homens e uma em cada quatro mulheres com idade entre 65 e 74 anos, sendo que metade da população com 75 anos ou mais sofre algum grau da doença. Diante desse cenário, no Dia Mundial do Rim, lembrado hoje (12), a Sociedade Brasileira de Nefrologia defende que o exame dos níveis de creatinina sérica e a pesquisa de proteína na urina façam parte dos exames médicos anuais.
O risco de doença renal crônica, de acordo com a entidade, deve ser avaliado por meio de oito perguntas: Você tem pressão alta? Você sofre de diabetes? Há pessoas com doença renal crônica na família? Você está acima do peso ideal? Você fuma? Você tem mais de 50 anos? Você tem problema no coração ou nos vasos das pernas (doença cardiovascular)? Se uma das respostas for sim, a orientação é procurar um médico.
SEACOM - PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário