quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Vaquinhas’ em apoio a candidatos já somam R$ 4,5 milhões. Boulos lidera com candidato e o Novo como partido; veja quem recebeu mais contribuições


Candidatos a prefeito e vereador nestas eleições municipais já arrecadaram ao menos R$ 4,5 milhões através de sites de financiamento coletivo antes do pontapé inicial da campanha, marcado para este domingo. O levantamento do GLOBO incluiu nove plataformas de arrecadação virtual, com cerca de 6 mil candidatos cadastrados, que já disponibilizaram seus dados para consulta pública.

No total, 23 empresas que atuam com financiamento coletivo de campanhas estão aptas a recolher doações, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O valor será repassado aos candidatos depois do registro de candidatura, cujo prazo de obtenção vai até este sábado.

Os líderes de arrecadação até agora são Guilherme Boulos (PSOL) e Arthur do Val (Patriota), ambos candidatos à prefeitura de São Paulo. Boulos arrecadou R$ 188,8 mil pela plataforma Voto Legal, enquanto Arthur do Val soma R$ 116,7 mil doados através do site Apoia.org até a tarde desta quarta-feira. O terceiro colocado é Marcelo Castro, candidato a vereador em São Paulo pelo partido Novo, com R$ 55,6 mil em doações no site Quero Apoiar. O financiamento coletivo, regulamentado pelo TSE em 2017, permitiu o recolhimento de doações virtuais desde o dia 15 de maio deste ano.

O levantamento do GLOBO aponta que o Novo é o partido que mais recolheu doações na modalidade, com R$ 520,2 mil. PSOL e Patriota vêm logo em seguida, com R$ 295,7 mil e R$ 170,2 mil, respectivamente. Em 2018, segundo dados do TSE, o principal arrecadador via financiamento coletivo foi o então candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL), com R$ 3,7 milhões, valor que correspondeu a 85% do total de receitas declaradas em sua campanha.

Neste ano, em que terá à disposição R$ 199,4 milhões de fundo eleitoral, o PSL é apenas o 19º colocado em financiamento coletivo, com R$ 11 mil arrecadados. O PT, que terá a maior fatia do “fundão” de campanha (R$ 201 milhões), é o quarto em doações virtuais.

O GLOBO

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