terça-feira, 20 de agosto de 2019

Dilma: após 500 dias da prisão ilegal de Lula, o neofascismo devasta o Brasil

"Agora, o mal está feito. O Brasil está sendo devastado por um governo neofascista na política e neoliberal na economia, encabeçado por um presidente escatológico e intolerante. Flagradas suas parcialidades, o juiz e os procuradores que se uniram em conluio para condenar Lula, destruir a economia e atropelar a Justiça negam o inegável. Desmentem o indesmentível", diz a ex-presidente Dilma Rousseff, deposta pelo golpe de 2016, sobre a prisão política de Lula
Por Dilma Rousseff – Um poema do pastor Martin Niemöller, que inspirou Bertold Brecht e Eduardo Alves da Costa, tornou-se símbolo da crítica à indiferença diante do nazismo. Nos momentos históricos em que valores estão em jogo, a indiferença torna-se dramática e leva ao caos. Valeu para a Alemanha dos anos 1930, vale hoje. 
“Quando os nazistas levaram os comunistas, eu calei-me, 
porque, afinal, eu não era comunista.
Quando eles prenderam os sociais-democratas, eu calei-me, 
porque, afinal, eu não era social-democrata.
Quando eles levaram os sindicalistas, eu não protestei, 
porque, afinal, eu não era sindicalista.
Quando levaram os judeus, eu não protestei, 
porque, afinal, eu não era judeu.
Quando eles me levaram, não havia mais quem protestasse."

Nenhum comentário:

Postar um comentário