terça-feira, 13 de março de 2018

João Maia e Henrique Alves não aparecem na preferência dos 8% dos eleitores que optaram por um federal, segundo pesquisa Conslt/98FM


A Consult juntamente com a 98 FM Natal concluíram no dia de ontem 12 a sua primeira pesquisa eleitoral visando a eleição 2018, divulgaram a preferência do eleitorado para deputado federal e estadual.

Primeiro, os dados comprovam que a sociedade ainda não está ligado no pleito, veja que para senador 91% da população ainda não tem preferência para votar e olha que Garibaldi Alves e Zé Agripino são candidatos desde o século passado. Segundo, para deputado federal  92% dos entrevistados ainda não tem preferência de candidatos  o que demonstra que apenas 8% citaram a sua preferência. Os detentores de mandatos tem uma possibilidade maior de serem  citados em uma pesquisa que não estimula nomes, o eleitor responde espontaneamente. Terceiro, o pleito para federal não é como o majoritário, que ganha quem tem mais, a regra do jogo é outra basta olhar que nas eleições proporcionais fica candidatos com mais votos fora e outros com menos votos são eleitos, são as  regras que são diferentes, é a soma dos votos do partido ou da coligação que elege o candidato. Quarto, não resta dúvidas que é muito bom o candidato aparecer em qualquer pesquisa.

CURIOSIDADES
O ex-deputado federal João Maia, presidente do PR não foi citado. Mas não precisa de alvoroço, pois sua irmã Zenaide Maia, foi a primeira colocada com 0,76%.

O atual deputado Rogério Marinho ficou em 18ª colocação, como só temos 8 vagas, será que o mesmo ficará fora?

O PT se saiu muito bem na pesquisa apareceram os nomes de: Caramuru, Fernando Mineiro, Hugo Manso, Natália Bonavides, Fernando Lucena, Jaílson Morais.

Henrique Alves, com 11 mandatos de deputado federal não foi citado por ninguém. Na relação dos mais votados, Antônio Jacome e Rogério Marinho ficam distante dos oito eleitos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário