terça-feira, 26 de junho de 2012

Proposta defende reconhecimento do São João de Assú como patrimônio cultural imaterial do Estado




NATAL/ASSÚ - A festa do padroeiro da cidade do Assú, São João Batista, que agora em 2012 completou 286 anos de realização, poderá se constituir em patrimônio cultural imaterial do Rio Grande do Norte.
A proposta com este fim está sendo sugerida pelo deputado estadual George Soares (PR). O pleito foi protocolado no plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte por ocasião da sessão plenária do dia 20 de junho corrente, segundo informação transmitida pela assessoria de imprensa do parlamentar.
O deputado declarou que sua intenção "é transformar um dos maiores patrimônios do Assú e do Vale em patrimônio cultural imaterial de todo o Estado". Na proposição, George Soares argumentou que não só de aspectos físicos se configura a cultura de um povo.
"Mas, sim, de um conjunto de bens de valor próprio, que deve ser considerado relevante para a permanência e identidade da cultura do povo assuense e norte-rio-grandense", exclamou o parlamentar republicano. 

IMPORTÂNCIA
George Soares ressaltou que a festa de São João Batista no município do Assú representa uma das principais heranças culturais do seu povo e que é revivida a cada edição. "É uma tradição que é passada às novas gerações como forma de promover e proteger a memória e as manifestações culturais dos potiguares", observou.
O deputado explicou que depois de protocolado o projeto tramitará por algumas comissões técnicas da Assembleia. A etapa posterior será submetê-lo à deliberação plenária. Caso seja aprovado, o projeto será no seguimento encaminhado à sanção da governadora Rosalba Ciarlini (DEM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário