Vivemos em um país federativo, em que a nossa civilização nos permite vivermos em Município, Estado e União. Diante deste pacto federativo, as obrigações estão divididos entre ambos. No entanto nem sempre os compromissos e responsabilidades são cumpridas. Veja o caso da saúde, o Governo Federal não cumpre sua parte, muito menos o Governo do Estado, recaindo todo o peso em cima dos municípios, estes, pagando um preço alto e a população sofrendo muito.
Cito como exemplo a responsabilidade de atender com os remédios básicos a população pobre nos postos de saúde por este Brasil a fora. Aqui em nosso município com 9.875 habitantes nos cabe receber R$ 4.200,00 (quatro mil e duzentos reais) do Governo Federal. Apesar de ser muito pouco, este passa rigorosamente. Já o Governo do Estado é para repassar R$ 1.100,00 (hum mil e cem reais), este não cumpre. Já faz 29 meses, isto é, dois anos e cinco meses que o Governo Estadual não repassa nada aos municípios.
Fico bastante admirado com o silêncio dos prefeitos.
Fica aqui a minha indignação com esta falta de compromisso para com os mais pobres que habitam nos municípios do Rio Grande do Norte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário