Produtores rurais criticam Governo Rosalba Ciarlini
Foto: João Gilberto
Lideranças rurais que participaram da audiência pública sobre a situação dos pequenos produtores do Rio Grande do Norte, ontem, na Assembléia Legislativa, não pouparam críticas ao tratamento que a governadora Rosalba Ciarlini vem dando ao setor rural do Estado.
Os produtores rurais criticaram o Governo em relação ao programa do leite, à questão da aftosa e quanto ao sucateamento de órgãos como a Emater e o Idiarn.
Quanto ao programa do leite, os produtores disseram que se não forem tomadas providências a tendência é o programa se acabar no Estado. O atraso no pagamento é o principal problema apontado pelos produtores.
A questão da aftosa foi destacada como bastante preocupante. Segundo os produtores e agropecuaristas, devido à falta de fiscalização por parte do Governo, o Rio Grande do Norte corre o sério risco de ser rebaixado de categoria, voltando ao chamado “risco desconhecido”.
O presidente da Federação da Agricultura, José Vieira, frisou que recebeu uma ligação do Ministério da Agricultura alertando para o fato do RN ser rebaixado.
O agropecuarista Marcelo Abdon, membro da Anorc, afirmou que o Idiarn está completamente acéfalo. “Nem papel existe no Idiarn”, disse Marcelo.
O representante da Anorc também criticou o secretário de Agricultura do Estado, Betinho Rosado. Ele assinalou que Betinho não participa de quase nenhum debate sobre as questões dos produtores e agropecuaristas.
“Betinho deveria está aqui nesta audiência pública. Mas ele sempre foge. Eu já participei de algumas audiências públicas sobre agropecuária e outros assuntos ligados à área rural e Betinho nunca se faz presente. Ele sempre inventa um compromisso e manda um representante que não resolve nada”, enfatizou Marcelo Abdon.
Programa do Leite é um "câncer"
Um produtor rural chegou a chorar durante a audiência pública. Ele narrou sua penosa trajetória e fez uma revelação grave.
Segundo ele, um representante do Governo do Estado, que preferiu não revelar o nome, teria afirmado que o programa do leite era um “câncer”.
“Ele disse que o programa do leite deveria acabar, pois era um câncer. Isso é um absurdo”, afirmou o produtor rural.
Na sua emoção, ele revidou, chamando o representante do Governo de “infeliz”. “Isso é um infeliz”. Bradou.
O deputado George Soares, propositor da audiência, disse que irá falar com o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Ricardo Motta, para formar uma comissão de deputados e ir até a governadora Rosalba Ciarlini tratar das questões rurais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário