Modesto Neto, Dr. Ary Medeiros e Laurence Buffet
Modesto Neto, Dr. Ary Medeiros e Laurence Buffet
Acompanhada do marido que é empresário do ramo de energia eólica Serjio Henrique Justo a pesquisadora e socióloga francesa Laurence Buffet visitou nesta quinta-feira (25/agosto) a cidade onde Paulo Freire colocou em prática pela primeira vez seu método educacional revolucionário no ano de 1963 que permitiu a alguns adultos apreenderem a ler em um curto espaço de tempo.

Laurence Buffet esteve acompanhada do marido Henrique Justo, do professor da UFRJ Dr. Ary Medeiros, da professora Marileide e do acadêmico de história e escritor Modesto Neto e esteve na Escola Estadual José Rufino onde em 1963 funcionava uma das salas onde o método de Paulo Freire era aplicado. Laurence que trabalha em uma ONG na França com educação de adultos – em sua maioria estrangeiros – teve um encontro com ex-alunos do projeto idealizado pelo educador Paulo Freire.

Modesto Neto, Dr. Ary Medeiros, Marileide, Laurence Buffet e Maria Eneide
Modesto Neto, Dr. Ary Medeiros, Marileide, Laurence Buffet e Maria Eneide
Dentre os presentes na Escola Estadual José Rufino estava a professora Maria Eneide que se alfabetizou ainda criança acompanhando o pai nas aulas que eram ministradas por monitores instruídos na capital por Paulo Freire. Laurence considerou fabulosa a experiência e coletou em vídeo os depoimentos dos presentes.

Dr. Ary Medeiros, Modesto Neto, Henrique Justo e Laurence Buffet ainda visitaram a Casa de Cultura Popular Palácio Paulo Freire dirigida por Lúcia Batista no município de Angicos/RN. Dr. Ary Medeiros e Modesto Neto falaram que a atual Casa de Cultura foi uma estação ferroviária fundada no ano de 1933 e que servia para ligar o interior do estado a capital, inclusive na escoação da produção econômica local.

Laurence visitou ainda o ex-presidente da Câmara Municipal de Angicos/RN Francisco Basílio que no inicio da década de 1990 entregou o título de cidadão angicano ao professor Paulo Freire.