terça-feira, 9 de agosto de 2011

Mesmo com aval da Igreja do RN, Dom Jaime não deverá ser indicado arcebispo metropolitano de Natal


 Fotos: Cacilda Medeiros/José Bezerra
Embora silencioso, como é de praxe na Igreja Católica, está bem avançado o processo de escolha do novo arcebispo metropolitano de Natal, que irá substituir Dom Matias Patrício(foto).

Informação foi passada ao blog por um membro da Igreja de Natal.

Segundo ele, o processo de escolha do novo arcebispo poderia durar muito tempo, já que Dom Matias teria condições de continuar exercendo suas funções normalmente, mesmo com o pedido de aposentadoria, após completar 75 anos.

A questão é que na carta-renúncia encaminhada ao Vaticano, Dom Matias pediu “pressa” na escolha do seu substituto.

“Por esse pedido de pressa feito por Dom Matias, o processo de escolha do novo arcebispo metropolitano de Natal deve já está bem avançado”, diz o membro da Igreja.

Dom Jaime Vieira
O nome do bispo de Campina Grande, Dom Jaime Vieira(foto), é visto com bons olhos pela Igreja de Natal, do Rio Grande do Norte e até do Nordeste.

Mas dificilmente Dom Jaime será o escolhido pelo Vaticano para substituir Dom Matias Patrício.

É que há um grupo na Igreja Católica, pequeno, mas influente, que não acha interessante Dom Jaime ser nomeado para o cargo de arcebispo metropolitano de Natal.

Esse grupo entende que Dom Jaime, que já pertenceu ao clero natalense, não teria condições de implementar mudanças na Igreja de Natal, tendo em vista suas fortes ligações com os padres da capital e da jurisdição da Arquidiocese.

“É preciso que haja mudanças no rumo da Igreja de Natal e dificilmente essas mudanças seriam feitas por Dom Jaime, pelas suas ligações estreitas com o clero da Arquidiocese”, enfatiza a fonte da Igreja natalense.

A verdade é que as mudanças precisam ocorrer não apenas na Arquidiocese de Natal, mas nas Dioceses de Mossoró e de Caicó.

O despreparo e a postura de alguns padres estão entre os problemas enfrentados pela Igreja Católica no Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário