quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Conselho de enfermagem critica Bruna Marquezine por se fantasiar de ‘enfermeira sexy’ no Halloween

 

Foto: reprodução/Instagram

A decisão da atriz Bruna Marquezine de se fantasiar com uma roupa de enfermeira para comemorar o Halloween, celebrado neste último final de semana, não agradou o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP). Em nota publicada nesta terça-feira, em sua conta no Instagram, o conselho afirmou que “fantasias de enfermeira desvalorizam o profissionalismo da enfermagem”.

“A enfermagem é uma profissão que exige conhecimentos técnicos, anos de estudo e muito empenho e dedicação em seu cotidiano. Além disso, por ser uma categoria predominantemente feminina, com mais de 80% de mulheres, sofre os impactos das desigualdades de gênero, o que inclui episódios de violência e assédio. Por esses e muitos outros motivos, é inadmissível que a fantasia de enfermeira, utilizada em carnavais, festas de halloween e sátiras continue sendo tolerada pela sociedade, sobretudo por formadores de opinião”, afirmou a nota.

A manifestação do Coren-SP relembra ainda que o uso do uniforme que remete à profissão por pessoas famosas não é de hoje. Ela cita dois episódios envolvendo as atrizes Giovanna Ewbank e Ingrid Guimarães — em que o conselho também se manifestou — que levaram a uma retratação de ambas “por terem se apropriado da imagem da profissão com conotação sexual.”

 

Os registros da fantasia utilizada por Bruna Marquezine, que haviam sido postados nos stories, foram apagados, mas a atriz não se pronunciou sobre o episódio.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário