O ano de 2021 parece que vai dar um fôlego à economia brasileira. Pelo menos é o que indica o banco francês BNP Paribas. Segundo projeção apresentada no estudo “Perspectivas de mercados emergentes 2021”, a cotação do dólar para 2021 pode atingir a marca de R$ 4,25 até dezembro, depois de sucessivas quedas durante o ano.
Essa expectativa, no entanto, está ligada a diversos fatores internos, como a consolidação da situação fiscal do país. De acordo com o documento, essa estimativa considera uma atuação mais forte do governo em relação à dívida pública, que se aproxima de 100%.
O levantamento traz dados de todos os países emergentes do mundo e faz uma comparação entre a projeção de desempenho deles.
Na América Latina, o Brasil é o que apresenta melhor expectativa, com valorização de 20% do real, seguido do México, que deve crescer cerca de 5%. Já a moeda argentina, por sua vez, deve ter queda de 80% em relação ao dólar.
A sequência atual de valorização do real em relação ao dólar (já está no patamar dos R$ 5,12 novamente), coloca o Brasil em uma condição favorável quando comparado aos outros países emergentes, segundo o estudo. Para completar, a entrada de capital estrangeiro tem sido positiva – os gringos estão confiando mais no Brasil.
CNN BRASIL
Nenhum comentário:
Postar um comentário