sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Maia ataca política externa de Bolsonaro e Ernesto Araújo, que faz 'besteira'

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM) fez duros ataques nesta quinta-feira à política externa de Jair Bolsonaro e sua submissão aos Estados Unidos, e criticou severamente o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, que faz "besteiras"
247 - Em visita à Europa com uma delegação de deputados, o presidente da Câmara dos Deputados abriu nova frente de luta contra o governo de Jair Bolsonaro - a política externa. 
A bordo de um avião da FAB para Genebra, na Suíça, Mais conversou com Roberto Azevedo, o diretor-geral da OMC.
Nos próximos dias, o deputado do DEM visitará dias organismos internacionais e a ONU, entidade frequentemente criticada pelo chefe do governo de extrema-direita do Brasil, assinala o jornalista Jamil Chade, especilaista na cobertura de política internacional. 
Ao ser questionado por jornalistas brasileiros sobre a diplomacia brasileira em seu primeiro ano de gestão de Ernesto Araújo no Itamaraty e a opção por um alinhamento aos EUA, Maia foi duro e alertou que não existe hoje reciprocidade, informa o jornalista.
Na visão de Maia, a prioridade da Casa Branca hoje não é o Brasil e só se interessa pela América Latina por conta da ameaça que pode existir de uma maior implicação chinesa na região.
Questionado se a política externa de Bolsonaro deveria mudar, ele deixou claro sua insatisfação com Araújo.
O presidente foi eleito e a política externa é do governo. Agora a minha posição em relação ao ministro das Relações Exteriores é uma posição muito crítica. Acho que ele é muito ideológico e não defende os interesses práticos, pragmáticos dos brasileiros na relação com outros países. Fez mudanças em embaixadores só do ponto de vista ideológico, só porque tinham sido ministros da Dilma, uma besteira, os embaixadores são funcionários de carreira, vão atender a todos os governos respeitando a orientação do governo eleito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário