segunda-feira, 23 de outubro de 2017

AUSTERIDADE BAIXANDO O PRÓPRIO SALÁRIO, DA VICE E DOS AUXILIARES

Comprometido com o equilíbrio econômico-financeiro do município, o prefeito do Assú, Gustavo Montenegro Soares (foto), deu mais um exemplo de firmeza com a política de contenção de custos ao diminuir seu próprio salário mensal, o da vice-prefeita Sandra Alves e dos cargos comissionados – exceto os que já representam remuneração correspondente ao valor do salário mínimo. A medida está contida no Decreto nº 034/2017, publicado através do Diário Oficial do Município-DOM do dia 13 de outubro corrente. O ato versa obre a suspensão de despesas no âmbito da administração municipal e dá outras providencias.
No que tange aos proventos do prefeito, vice, secretários executivos, consultores, procurador geral do município, controlador geral do município, pregoeiro oficial do município, secretários municipais e secretários adjuntos a redução salarial será de 15% (quinze por cento). Em relação aos demais cargos o percentual de redução será de 10% (dez por cento). Os servidores ocupantes de cargos comissionados, com denominação Assistente de Secretaria e simbologia CC-4, não poderão receber vencimentos inferiores ao valor do salário mínimo. A vigência do Decreto é de 90 (noventa) dias.
Anda conforme o texto do Decreto, a movimentação e o empenho de dotação orçamentárias do Poder Executivo municipal, constantes da Lei Orçamentária Anual-LOA, ficam limitados aos percentuais respectivos de 80% (oitenta por cento) sobre os valores atualizados constantes no Orçamento vigente. “Se há um cenário de extrema dificuldade financeira para o erário público, situação que se observa nos municípios como um todo, é preciso dar o exemplo, razão pela qual estamos ‘cortando na própria carne’ para não desestabilizar a folha de pagamento dos servidores e outras obrigações da Prefeitura”, disse Gustavo Soares.
Imagem: Marcos Costa/Assessoria
Prefeitura Municipal do Assú
Secretaria de Comunicação e Ouvidoria

Atitude: Prefeito Gustavo Soares endossa luta dos gestores por ajuda financeira aos municípios

Imagem: Assessoria/Reprodução
Articulado pela diretoria da Federação dos Municípios do RN (FEMURN), o encontro que ocorre nesta segunda-feira (23) na sede da entidade, em Natal, envolvendo os prefeitos potiguares e representantes da Bancada Federal do estado, tem a presença do prefeito do Assú, Gustavo Montenegro Soares.
O chefe do Executivo, juntamente com outros prefeitos do Vale do Açu e de outras regiões do estado, foi solidarizar-se com o esforço para que os municípios possam receber mais aporte de recursos a fim de atenuar o instante de crise financeira, frisa informação da Secretaria de Comunicação e Ouvidoria.
Este é um momento importante em que é vital que haja a união e engajamento dos prefeitos e de toda a classe política do Estado para que analisemos a questão com profundidade e possamos discutir alternativas que possam ajudar a evitar que aconteça um colapso nos municípios com consequência grave para a população”, resumiu Dr. Gustavo, ao se manifestar sobre a relevância do evento de hoje. 
De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a dificuldade das prefeituras tem se agravado ao logo dos anos por conta do acúmulo de responsabilidades, da baixa arrecadação e do empobrecimento populacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário