segunda-feira, 15 de maio de 2017

UMA UTI CUSTA 85 MIL O QUE NÃO JUSTIFICA NÃO TERMOS EM NOSSO HOSPITAL REGIONAL


Resultado de imagem para foto de uma uti
O Vale do Açu não pode continuar sem oferecer uma Unidade de Terapia Intensiva - UTI, aos seus habitantes.  As suas duas maiores cidades, Macau e Assú, possuidores de   hospitais "ditos" regionais,  não podem ficarem sem oferecerem  esse serviço.  Só quem  já precisou e teve sua vida salva, sabe o valor. O preço de uma diária de uma UTI, fica em média ao preço de 3 mil dólares,  segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O  que não é possível a um assalariado ou desempregado dispor desse numerário.  Mesmo assim, o serviço público estadual que é de sua responsabilidade as UTIs,  possui  em números inferior ao que necessitamos.

Pesquisei os preço de uma UTI, e não achei  os preços altos que justifique a sua ausência  em nossos hospitais. No mercado brasileiro uma UTI completa chega a custar R$ 85 mil reais. O que é isso para o poder público estadual? O que é isso para os deputados federais e Senadores que dispõem de emendas parlamentares? E o estaduais? Faltava sim, unidade e estrategia de prioridades, que acredito que  com a realização do Iº Fórum realizado em Macau e o IIº próximo, na cidade do Assú,  possamos caminharmos nesse sentido.

As Câmara Municipais   poderão e deverão dar uma importância a esse debate, inclusive  propondo audiências públicas, envolvendo os gestores,  técnicos, políticos e o povo a se posicionarem e a encontrar os caminhos viáveis a tão importante instrumento de recuperação da saúde. Se  muitos já morreram, outros estão morrendo e outros ainda vão morrerem, a falta de uma UTI.


Nenhum comentário:

Postar um comentário