quarta-feira, 10 de maio de 2017

O cara a cara de Sérgio Moro e Lula, o depoimento que virou embate político


Lula (Foto: Edilson Dantas)
FOTO EDILSON DANTAS
O Globo
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestará – se um recurso de última hora do petista não conseguir impedir – depoimento nesta quarta-feira em Curitiba ao juiz federal Sergio Moro num cara a cara que acabou se transformando, não sem o estímulo de ambos, em um embate político entre os dois personagens que mais polarizaram o debate público recente no Brasil. De um lado, o ex-operário herói da classe trabalhadora que hoje é acusado, em cinco processos distintos, de receber propina e outras vantagens indevidas de construtoras amigas.
Um réu que nega todas as acusações, mas cujo principal eixo de defesa é dizer que se trata de uma perseguição politicamente motivada e oferecer como troco uma possível candidatura presidencial. Do outro, estará o juiz forjado em herói nacional para boa parte da população, que prendeu empresários e políticos como nunca antes. Um magistrado que diz querer limpar toda a corrupção do país, mas que não escapa das críticas por arriscar seu papel de juiz imparcial ao falar diretamente com apoiadores e usar métodos considerados controversos nos julgamentos da Operação Lava Jato.
Se tudo correr como previsto, Lula se sentará às 14h diante de Sérgio Moro. Uma câmera focará apenas o réu, sem o juiz, na gravação padrão da Justiça federal – o petista não conseguiu um registro próprio, como queria, já que Moro considerou que ele queria transformar o interrogatório em um “evento político-partidário”.
Não haverá transmissão em tempo real. Lula deve responder em uma das duas ações que estão nas mãos do magistrado, na qual é acusado pelos crimes de corrupção passiva, ativa e lavagem de dinheiro por supostamente ser o dono oculto de um apartamento no Guarujá e ter recebido favores da OAS para manter o espólio de presentes recebidos na presidência. O petista nega todas as acusações e chega para o encontro afetado por novos reveses na Justiça. Além de tentar até o último minuto no STJ (Superior Tribunal de Justiça) cancelar o depoimento, o ex-presidente soube, nesta terça, que as atividades de seu Instituto Lula estão suspensas por ordem de um juiz do Distrito Federal que o julgará por tentativa de obstrução da Lava Jato, uma outra ação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário