segunda-feira, 1 de maio de 2017

1º de Maio um dia para refletirmos o nosso atual pacto social


Resultado de imagem para simbolo do 1º de maio
O 1º de maio é feriado comemorado no Brasil e em vários outros Países, é chamado  dia do Trabalho por uns e dos trabalhadores por outros. A data histórica retoma ao 1ª de maio do ano de 1.986 na industrializada cidade de Chicago nos Estados Unidos, em que se registrou a primeira Greve Geral, que reivindicava o fim da jornada diária de 13 horas de trabalho para 8 horas. Dois dias após, um conflito entre policiais manifestantes, provocou a morte de vários manifestantes, no dia 4 de maio, manifestantes atiram uma bomba contra a polícia onde morreram 7 policiais, a resposta foi a morte de mais 12 manifestantes e dezenas de feridos.

Para comemorar esses fatos de luta histórica da classe trabalhadora, a Segunda Internacional Socialista, reunida em 20 de junho de 1.899 em Paris, criou o 1º de maio em dia do trabalhador. Aqui no Brasil,  a data passou a ser comemorada popularmente a partir de 1.895, mas oficialmente a partir do ano de 1.924, o presidente Arthur Silva Bernardes, através do decreto 4.859 instituiu o dia 1º de maio feriado nacional dedicado a comemorar os mártires do trabalho e confraternizações das classes operárias.

Em 1º de maio de 1.940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário minimo em nosso País . Esse deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestiário, educação e lazer).

Em 1º de maio 1.941 foi criado a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente as relação do trabalho e aos direitos dos trabalhadores.

VIVA OS TRABALHADORES verdadeiros construtores de uma nação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário