quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Ulysses Guimarães faria 100 anos nesta quinta-feira (06)


ulyssesO político Ulysses Guimarães — um dos principais protagonistas da redemocratização do Brasil — completaria 100 anos nesta quinta-feira (6). Eleito 11 vezes deputado federal, o advogado que se tornou ícone no combate à ditadura e mais tarde o símbolo das Diretas Já, apoiou Tancredo Neves no colégio eleitoral.
Nascido em 6 de outubro de 1916 em Rio Claro (SP), Ulysses morreu em um acidente de helicóptero no litoral de Angra dos Reis (RJ), em 12 de outubro de 1992, junto com a mulher, dona Mora; o ex-senador Severo Gomes e sua mulher; e o piloto. O único corpo nunca encontrado foi o de Ulysses.
Deputado por 11 mandatos, Ulysses presidiu a Assembleia Nacional Constituinte responsável pela elaboração da Constituição de 1988. Um dos trabalhos mais difíceis de Ulysses durante a Constituinte foi conseguir conciliar as diversas tendências políticas.
Esse papel, que ele aprimorou negociando entre as correntes do Movimento Democrático Brasileiro (o MDB, que se tornou PMDB em 1980), foi exercido por Ulysses durante toda a sua trajetória. Uma sessão solene da Câmara nesta quinta-feira dará início às comemorações da Câmara dos Deputados pelo centenário de nascimento de Ulysses Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário