Jogo da sucessão em Assú esfria com possibilidade
do prefeito Ivan Junior ficar no cargo ate 2018
Com a possibilidade do Congresso Nacional, aprovar a prorrogação dos mandatos dos atuais prefeitos e vereadores, de acordo com projeto que trata da reforma política na Câmara e Senado federal, os pré-candidatos a prefeitos de Assú e demais cidades do Vale do Açu, ligados aos grupos governistas e oposicionistas, vão ter que reavaliar suas estratégias, já que existe a possibilidade real dos atuais gestores permanecerem nos cargos até 2018.
Em Assú, por exemplo, o deputado estadual do PR e apontado como pré-candidato a prefeito do Assu em 2016, George Soares, declarou na sua última participação no programa Registrando que a oposição não vai debater sobre a sucessão municipal este ano, porque ele sabe que o mandato do prefeito Ivan Júnior poderá ser prorrogado e consequentemente, não haverá eleição no próximo ano.
Os dois pré-candidatos do grupo da situação, o empresário Patrício Júnior e o presidente da Câmara de Vereadores do Assú, Breno Lopes, devem mergulhar e adotar o silêncio sobre essa questão. Na prática, não tem sentido para os governistas e oposicionistas deflagrar agora um debate interno para a escolha de candidatos a prefeito para as eleições de 2016, enquanto não se esgotar o prazo para aprovar ou não a prorrogação.
Para valer nas eleições de 2016, as leis sobre as mudanças nas regras devem ser aprovadas um ano antes ou seja em outubro próximo. Está na pauta da reforma política, assuntos como o fim da reeleição, voto facultativo, formas de financiamento de campanhas, proibição de financiamento empresarial, teto de uso de recursos financeiros, fidelidade e coligações eleitorais.
Caso a prorrogação do mandato dos gestores municipais se torne realidade, o prefeito Ivan Júnior vai continuar sentado na cadeira até 2018, quando poderá renunciar no prazo estabelecido pela legislação eleitoral para disputar uma vaga de deputado estadual como candidato do Assú e da região do Vale do Açu. Neste cenário, o vice-prefeito Eurimar Nobrega é quem deverá assumir o comando da Prefeitura do Assú.
Nenhum comentário:
Postar um comentário