Por Eliana Lima
Diagnóstico das Investigações em Homicídios, feito em todo o Brasil em dezembro de 2011, aponta que o RN está entre os estados que realizaram concurso para a Polícia Civil e não proveram os cargos, ao lado de Goiás, Mato Grosso e Piauí.
Em 19 estados brasileiros há carência de pessoal nas delegacias de polícia especializadas em homicídios.
Na distribuição de delegados por habitantes, o RN é o terceiro pior nessa lista (AL, PR e RN), com menos de 5 delegados por grupos de 100 mil habitantes.
No número de peritos por habitantes,o Elefante possui apenas 34 peritos criminais, sediados em Natal e em Mossoró. O Estado é o quarto pior nesse ranking (AL, MA, CE e RN). Os efeitos da carência de peritos, de acordo com a pesquisa, é o atraso na elaboração das perícias e laudos, comprometimento da qualidade da prova e da instrução criminal, etc e tais.
Sobre relacionamento entre Ministério Público e PC, o estudo mostra que parceria direta é feita em apenas 14 estados brasileiros. Em dez estados, há intermediação do Judiciário na tramitação dos inquéritos, resultando em atrasos na apuração dos crimes e ineficiência da persecução penal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário