Foi neste sábado e domingo (29 e 31 de novembro) que aconteceu a 2ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude do RN que reuniu no Clube América em Natal jovens de todo estado de várias organizações, dentre elas movimentos, sindicatos, ONG’s e forças políticas.
Com uma série de protestos contra o Governo do Estado a abertura da conferência foi polêmica e houve uma ampla distribuição de várias aos representantes do governo Rosalba Ciarlini que por sua vez não esteve presente ao evento.
O ministro da Previdência Social Garibaldi Filho (PMDB) foi taxado de “pelego” pelos jovens da JPT, Movimento Reinventar, UJS e outras forças políticas. Felipe Maia (DEM) levou o carimbo de “filhote da ditadura” gritado por parte da plenária e o secretário de estado Tiago Cortez foi o campeão de vaias ao fazer uma defesa sistemática do Governo do Estado. O subsecretário da SEJUV Rafael Motta e o presidente da AL-RN Ricardo Motta foram os únicos membros da base aliada do Governo do Estado que não foram vaiados.
Os trabalhos ocorreram em ritmo dinâmico durante o sábado e domingo com direito a noite cultural ao som de reagge, forró e samba nos alojamentos. Os Grupos de Trabalho fizeram longas discussões sobre o texto base e apresentaram propostas de alteração ao texto que foram votadas no domingo.
EMBATE SOBRE O VOTO: PARTIRÁRIO OU UNIVERSAL?
No domingo o grande debate foi sobre a questão do voto dos estudantes nas universidades. O Diretor de Formação Política do DCE-UERN Modesto Neto (JSPDT) defendeu que no texto base o voto universal onde o peso do voto de um estudante é igual ao de um professor ou técnico administrativo (funcionário). Já o ex-presidente APES Marco Aurélio (JPT) defendeu o voto paritário onde cada segmento tem pesos iguais, ou seja: professores, estudantes e funcionários – por segmento – teriam 33% cada. Em relação ao voto paritário em uma universidade que tem mil estudantes e cem professores o voto de um professor seria igual ao voto de dez estudantes.
O processo de contagem foi confuso e aconteceu por três vezes já que a mesa não conseguiu identificar a proposta vencedora por contraste visual. Ao final a proposta apresentada pela JPT venceu, porém foi clara a divisão da plenária já que a proposta da JSPDT deixou o plenário dividido em dois e a vitória foi apertada.
ELEIÇÃO DE DELEGADOS
O Rio Grande do Norte terá o direito de apresentar uma bancada de vinte e cinco (25) delegados a 2ª Conferência Nacional de Juventude que ocorrerá em Brasília na primeira quinzena de dezembro e mais de 500 votos foram apurados no domingo e vários candidatos disputaram o voto da estudantada.
Erivam do Carmo (FETARN) foi o delegado mais votado da conferência obtendo 43 votos. A UJS fez três delegados, dentre eles Jocsã Cerqueira que é secretário de juventude de Areia Branca. JSPDT elegeu o 4º delegado mais votado da conferência, Modesto Neto com 36 votos e ajudou a eleger Lidjane Pereira da Juventude Missionária, ambos de Angicos. JSB fez seu representante, Saulo Splinelly de Mossoró. PV e JPMDB também elegeram um representante. Já a JPT foi à força que se colocou hegemônica elegendo o maior número de delegados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário