segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Neto Borrego diz que é preciso que ocorra o predomínio da “ética sobre a técnica, da pessoa sobre o objeto, do espírito sobre a matéria”

O presidente do diretório do PCdoB assuense, Antonio de Paula Batista, o Neto Borrego, norteou seu discurso na conferência municipal do partido, realizada no sábado, em três pontos: ética, pessoa e espírito.

Leia o discurso na íntegra:

“Meu caro Antenor, em nome do qual eu saúdo a mesa e o público presente.


Foto: Assessoria do PCdoB

O PCdoB é isso aí! Algumas poucas pessoas, em alguns poucos lugares, fazendo algumas poucas coisas boas, que podem mudar e transformar o mundo.

Estou convencido de que o mal que nos aflige é mais geral e mais profundo. A doença que é preciso curar a todo preço e, creia-me, nos carregará a todos se não cuidarmos dela, reside no estado em que se acham os costumes públicos, o espírito público. Eis onde está a doença, e é sobre este ponto que quero chamar a atenção. Creio que os costumes públicos, o espírito público, chegaram a um estágio perigoso. Temos sido testemunhas especialmente nos tempos mais recentes, de todos esses escândalos acintosos, todos esses crimes, todas essas irregularidades, todos esses delitos, todos esses comportamentos viciados que brotam de todos os lados e que até a justiça revela, se considero tudo isso, não terei eu razão de me atemorizar e de dizer que, aqui entre nós, não são apenas os costumes públicos que apodrecem, mas também, os privados, que se distanciam da ética e da verdade moral.

Os governantes do futuro terão que trocar, muito frequentemente, o conceito de ter mais pelo conceito de ser mais.

É necessário, desde logo, um despertar de consciências, para que nos coloquemos a um nível mais alto do que o que correspondente às tensões existentes entre o bem e o mal. Devemos estar seguros do predomínio da ética sobre a técnica, da pessoa sobre o objeto, do espírito sobre a matéria”.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário