segunda-feira, 29 de novembro de 2021

INSTITUTO POTIGUAR DE DEFESA DO CONSUMIDOR SE PRONUNCIA SOBRE A FALTA DE REPASSE DO GOVERNO DO ESTADO NAS PARCELAS DE CRÉDITO CONSIGNADO DOS SERVIDORES

 


Na última quarta-feira, 24, o Sindicato dos Servidores da Administração Direta do RN (Sinsp) denunciou em sua plataforma que os Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal não estavam liberando empréstimo consignado devido a falta de repasse do governo do estado das parcelas descontadas nos contracheques dos servidores públicos.

“Quem tentou contato com o banco nos últimos 30 dias teve pelo menos três respostas negativas, por conta da interrupção”, disse o sindicato em seu site oficial.

No mesmo dia, após denúncia, o Sindicato anunciou que a suspensão dos empréstimos foi restabelecida e os consignados voltaram a ser realizados, mas que as parcelas continuam a não ser repassadas pelo governo e o caso já virou rotina.

“Essa rotina tem que acabar! O governo precisa normalizar o quanto antes o repasse aos bancos para esses servidores voltarem a ter crédito e alguma paz em suas vidas. Governo, respeite seus servidores!”

Diante da situação, o Instituto Potiguar de Defesa do Consumidor alegou que a falta de repasse do governo não pode tornar os servidores inadimplentes. Caso isso aconteça, o funcionário público pode ingressar com uma ação judicial pedindo a retirada de seu nome dos cadastros de restrição ao crédito e uma indenização por danos morais.

Se a negativação vier a se concretizar, o servidor deverá reunir o contracheque, uma cópia do contrato de empréstimo e o documento no qual foi informado sobre a negativação do seu nome (no SPC ou na Serasa).

O IPDCON ressalta que, se as parcelas estão sendo descontadas, o problema passa a ser entre o estado e o banco.

Dúvidas podem ser esclarecidas através do whatsapp do IPDCON (84) 98140-3005

Nenhum comentário:

Postar um comentário