Dezenove casos de Síndrome Inflamatória Multissistêmica pediátrica (SIM-P) e em adulto (SIM-A) foram confirmados no Rio Grande do Norte desde o início da pandemia de covid-19. O dado é do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) nesta quinta-feira (16).
De acordo com o a pasta, ao todo, foram 48 casos suspeitos e mais 7 permanecem sendo investigados. Os confirmados são em maioria de pessoas do sexo masculino na faixa etária de 5 a 14 anos. Entre os casos notificados, dois pacientes morreram, sendo um confirmado e o outro descartado para a SIM-P. Ambos moravam em Natal.
Os principais sintomas apresentados são dores abdominais, náuseas/vômitos, edema de mãos e pés e/ou edema de face e edema generalizado.
A responsável técnica pelo boletim epidemiológico, Senei Rocha, afirmou que a Organização Mundial de Saúde (OMS) está investigando casos de Síndrome Inflamatória Multissistêmica em adultos. “Diante do novo contexto, o Ministério da Saúde orientou que os casos de SIM-A fossem notificados na plataforma Red Cap disponível online”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário