quinta-feira, 27 de maio de 2021

Deputados de oposição protocolam pedido de abertura de CPI para investigar governo do RN na pandemia

 Os deputados Gustavo Carvalho (PSDB), Kelps Lima (SDD), Cristiane Dantas (SDD), Getúlio Rêgo (DEM), Tomba Farias (PSDB), Coronel Azevedo (PSC), Subtenente Eliabe (SDD), Nelter Queiroz (MDB) e Galeno Torquato (PSD) protocolaram nesta quinta-feira, na Assembleia Legislativa, o pedido de abertura de uma CPI para investigar contratos do governo do Estado durante a pandemia.

O deputado José Dias (PSDB) também assinou o requerimento, mas não foi presencialmente por estar trabalhando de forma remota.

O presidente da Casa, Ezequiel Ferreira, recebeu o requerimento que de acordo com o Regimento Interno da Assembleia terá o seguinte caminho:

1) fato certo e determinado bem detalhado, referente a um acontecimento relevante para a vida pública, econômica e social, mas excluídos os fatos relacionados ao Governo Federal e aos Municípios em situação de intervenção;

2) quantidade mínima de assinaturas: 8 deputados;

3) prazo certo e não superior a 120 dias;

Após a análise dos fatos, o presidente deverá despachar:

a) mandando para publicação (se presentes os requisitos);

b) ou devolvendo ao deputado autor do requerimento por não ter descrito fato relevante, certo e determinado.

Se aprovado, o requerimento vai para Mesa Diretora fixar a quantidade de membros. Os integrantes da CPI serão nomeados por resolução, ouvidos os líderes e suas indicações.

O presidente da CPI deverá ser eleito, a quem caberá a indicação do relator. Se o presidente for da maioria, deverá indicar o relator pela minoria, e vice-versa.

Foto João Gilberto/ALRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário