domingo, 14 de março de 2021

Conclamo a Câmara Municipal de Assú a mudar o nome da rua Bernardo Vieira

 

 

Assú capital da Pátria Varzeana, tem uma das mais antigas ruas denominada de Bernardo Vieira. Quem foi esse ilustre cidadão e o que fez para merecer o nome de tão importante rua? Nascido em Jaboatão dos Guararapes (PE), o militar e rico dono de engenho foi designado a combater e eliminar Zumbi dos Palmares (AL), ao lado do Paulista, Domingos Jorge Velho.

 

O fato o credenciou a ser nomeado pelo reinado brasileiro governador do Rio Grande do Norte em 8 de janeiro do ano de 1.895 e veio com uma missão de acabar com os bravos índios Janduís no Vale do Açu. Foi aqui que aconteceu o maior genocídio, a maior guerra dos índios no Brasil, a chamada,  "Guerra dos Bárbaros", ocorrida entre os anos de 1.650 a 1.720. Nomeado governador, seu principal objetivo foi eliminar os Janduís, que só venceu a luta depois de trazer o exército de mercenários do paulista Domingos Jorge Velho.


Assú que tem uma Universidade, outras faculdades, a nossa capital não pode nem deve manter uma rua de sua cidade com o nome desse cruel assassino que dizimou um povo que habitava a região. Não ouve diálogo, entendimento, foi a ferro e a bala. Tinha levantado esse tema aqui a tempos atrás. Mas hoje, motivado pela decisão da Câmara Municipal de Natal, que tirou o nome da Av. Bernardo Vieira para justamente homenagear o empresário Nevaldo Rocha. Reabri a discussão e venho conclamar a Câmara Municipal de Assú, a corrigir essa história e eliminar o nome desse cruel assassino e dar o nome dessa rua a uma assuense que tenha contribuído para o seu desenvolvimento com harmonia e civilidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário