Aluízio Alves o grande líder político Potiguar
Aluízio Alves, nasceu em 11 de agosto de 1.921 em Angicos, sendo filho de Manoel Alves filho e Maria Fernandes Alves. Saiu do Sertão Potiguar para se tornar a maior liderança política do Rio Grande do Norte.
Formado em direito pela Universidade Federal de Alagoas, se elegeu deputado federal Constituinte pela UDN em 1945, tomou posse em 5 de fevereiro de 1946. Na capital do Brasil Rio de Janeiro, foi redator do Jornal Tribuna da Imprensa. Foi reeleito nos anos de 1.954 e 1958. Em 1.960 se elegeu governador tendo como vice, o Monsenhor Walfredo Gurgel.
A campanha popular de 1.960 o colocou na posição de maior liderança política do RN, ao derrotar o candidato do governador Dinarte Mariz que apoiou o deputado federal Djalma Marinho, lhe sendo atribuído o criador de um forte marketing político conhecido até hoje como: O cigano, a esperança, a predominância do verde, o polegar como sinal de identificação política, o Bacurau, a introdução das incansáveis passeatas e os galhos verdes usados nas passeatas e atos políticos.
Eleito governador com 55,22% dos votos, retribuiu com desenvolvimento, inovação e muito trabalho em nosso Estado, trouxe a energia de Paulo Afonso, interiorizou o turismo, criou o 1º conjunto popular do Brasil, quando construiu a Cidade da Esperança. Foi mais uma vez vanguarda quando implantou com o programa popular de alfabetização de adultos em sua terra Natal, juntamente com o respeitado pedagogo Paulo Freire.
Cassado pelo Regime Militar ele e toda sua família foram perseguidos, cabendo aos jovens Henrique Alves, seu filho e ao seu sobrinho Garibaldi Alves a fazerem a resistência do seu legado político. Quando foi anistiado em 1.979, chegou a ser Ministro da Administração no governo de José Sarney e Ministro da Integração Regional no governo de Itamar Franco. Em 1990, foi eleito pela 6ª vez deputado federal.
O grande líder faleceu em Natal no ano de 2006 vítima de isquemia cerebral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário