domingo, 22 de março de 2020

RN passa a ter 9 casos de Codiv-19: Natal, Parnamirim e agora em Mossoró

Secretaria de Estado da Saúde Pública e as Secretarias Municipais de Saúde de NatalParnamirim e Mossoró, na noite deste sábado (21/03), vêm a público informar que exames laboratoriais realizados no Laboratório Central de Saúde Pública do RN constatam três casos do novo coronavírus (Covid-19) no Rio Grande do Norte. Com as novas confirmações, o Estado passa a ter nove casos.
A confirmação do município de Parnamirim trata de paciente com 28 anos, do sexo feminino, e histórico de contato com caso confirmado de Covid-19 residente na cidade de Natal. Ela passa bem e está seguindo as recomendações de isolamento preconizadas no seu município de residência.
Outro caso confirmado por Covid-19 é do município de Natal de 41 anos, do sexo feminino, com histórico de contato com caso confirmado de pessoa residente na cidade de Recife. Ela também passa bem e está seguindo as recomendações de isolamento preconizadas no seu município de residência.
O último caso confirmado na noite deste sábado (21) por Covid-19 é de um residente de Mossoró – o primeiro confirmado neste município. Trata-se de paciente com 55 anos, do sexo masculino, com histórico de contato com caso suspeito de Covid-19.
Ele passa bem e está seguindo as recomendações de isolamento preconizadas no seu município de residência.
Destacamos que desde a notificação, todas as medidas de controle e prevenção da doença vêm sendo tomadas pelas Secretarias de Estado e Secretarias Municipais de Saúde de Natal, Parnamirim e Mossoró.
Importante destacar que com as confirmações dos três casos acima relatados, evidencia-se transmissão local no RN. Ou seja, quando ocorre caso autóctone com vínculo epidemiológico a um caso confirmado identificado.
Na última sexta-feira (20) o Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 454/GMMS, declarou em todo o território nacional o estado de transmissão comunitária do novo coronavírus (Covid-19), ou seja, segundo as orientações do Ministério da Saúde, o recomendado seria a partir deste momento apenas realizar os exames (coleta de amostras) em pacientes graves hospitalizados, adotando-se estratégias de mitigação da propagação do vírus.
Contudo, após reunião de análise técnica realizada na tarde deste sábado (21), e diante da comprovação de transmissão local apenas em três municípios do RN, a Sesap esclarece que no território do RN permanecerão sendo coletadas as amostras dos pacientes que se enquadrarem na definição de caso suspeito conforme
NOTA TÉCNICA Nº 7/2020/SESAP – SUVIGE/SESAP – CPS/SESAP – SECRETARIO (anexo), além das amostras dos pacientes graves hospitalizados com sintomas de Síndrome

Nenhum comentário:

Postar um comentário