Imagem: Ilustração |
Na próxima segunda-feira (10) os cofres municipais recebem o primeiro decêndio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) do mês de fevereiro.
O montante total a ser dividido entre os 5.568 municípios soma R$ 7.238.447.222,86, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Em valores brutos, o montante é de R$ 9.048.059.028,58.
“Os gestores devem ficar atentos aos próximos repasses, já que existe a previsão de queda neste trimestre”, adverte a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em cujo sítio a informação foi veiculada.
Comparado ao mesmo período do ano anterior, os dados da Secretaria do Tesouro Nacional registram um crescimento de 21,12%.
O aumento também foi registrado no acumulado do ano. No período de janeiro até o primeiro decêndio de fevereiro de 2020, o valor apresenta crescimento de 4,05% em termos nominais, que não consideram os efeitos da inflação, em relação ao mesmo período de 2019.
O repasse desse primeiro decêndio é o maior desde fevereiro de 2018.
Esse bom desempenho recuperou a queda no repasse do FPM que foi observada em janeiro.
Para a Confederação, isso é explicado pelo fato de acontecer o ajuste do Imposto de Renda dos fundos de investimentos, que têm de ser feito até o fim de janeiro, o que influencia significativamente o repasse do FPM do mês de fevereiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário