segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Sesap: Titular da pasta participou de discussão sobre investimentos na saúde pública em Assú e região


Imagem: Reprodução 
O secretário estadual de Saúde Pública, Cipriano Maia, participou de Audiência Pública na Câmara Municipal de Assú na tarde de sexta-feira (22), para debater a organização do Sistema Único de Saúde (SUS) e a proposição da instalação de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na região.
Cipriano Maia destacou que antes de tudo é preciso pensar na cadeia de atenção à saúde, desde o incentivo a adoção de práticas mais saudáveis de vida, perpassando a qualificação das ações de vigilância, organização das redes de atenção à saúde, reestruturação da assistência hospitalar, ampliação e qualificação da assistência farmacêutica.
"Seria muito fácil dizer que iremos instalar as UTIs aqui em Assú, mas também seria uma irresponsabilidade considerando a situação orçamentária encontrada no RN. O que pretendo aqui é convidar todos a darmos as mãos para organizar o Sistema de Saúde, fazendo funcionar antes de tudo a atenção básica, o hospital regional e a policlínica que pretendemos instalar", ressaltou.
O secretário reforçou ainda que com a reestruturação desses equipamentos haverá uma melhoria na assistência.
"Temos que tomar as decisões de forma racional. Estamos abertos ao diálogo, para construirmos juntos", disse.
O deputado estadual George Soares, que participou da audiência, destacou que é preciso esclarecer as dúvidas para que a população entenda como o atual Governo assumiu a saúde do estado.
"A gestão tem responsabilidade, mas as dificuldades são grandes. É importante se pensar que não basta apenas investir na construção desses leitos, precisamos pensar em como se dá sua manutenção", frisou o parlamentar, que é líder do Governo na Assembleia Legislativa do RN (ALRN).
O presidente da câmara de vereadores de Assú, Francisco de Assis Souto, , se mostrou satisfeito com as explanações trazidas e com o debate realizado.
Entendemos que nesse primeiro momento precisamos voltar nossos olhares para o ordenamento da saúde, então para esse momento vamos atuar em parceria para ampliar os serviços do hospital regional, reivindicando aparelhos de diagnóstico e a ampliação das cirurgias eletivas e ainda cobrando ao Governo e procurando as bancadas para que possam ajudar por meio de suas emendas”, observou. 
Também participaram da audiência os deputados federais Benes Leocádio e Beto Rosado, além de vereadores da cidade, prefeitos e secretários de saúde do Vale do Assú, gestores do Hospital Regional Dr. Nelson Inácio dos Santos (HRNIS) e a população da cidade.
release é produzido pela assessoria de comunicação social da Sesap, em Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário