quinta-feira, 22 de agosto de 2019

JÚRI DE ADVOGADO ACUSADO DE MANDAR MATAR F. GOMES É ADIADO Postado por Assú Noticia

O júri popular do advogado Rivaldo Dantas de Farias, acusado de mandar matar o radialista caicoense Francisco Gomes, conhecido como F. Gomes, em 2010 foi adiado. O julgamento que estava marcado para esta quarta-feira (21), quase nove anos após o crime, ganhou novo prazo após polêmica no Fórum Miguel Seabra Fagundes em Natal.
O advogado alegou cerceamento de defesa já que ele solicitou nesta quarta-feira uma nova testemunha que mora em Caicó. A juíza concedeu o direito ao réu que permanece preso. A nova data será no dia 29 de agosto, quinta-feira da semana que vem. Outra questão polêmica é que como advogado, o réu vai fazer a própria defesa no júri. No entanto, duas testemunhas de acusação alegaram que não falariam na presença do acusado.
O promotor criminal Augusto Flávio Azevedo confirmou que é um direito do réu a solicitação da testemunha, mas que tentou remarcar a data do júri para esta quinta-feira (22). O prazo curto não foi possível porque a Justiça ainda vai localizar o endereço dessa nova testemunha.
Rivaldo Dantas é acusado de ter encomendado a morte de F. Gomes em outubro de 2010 em Caicó, a 282 quilômetros de Natal. O julgamento acontece no Fórum Miguel Seabra Fagundes, na capital.
A prisão preventiva do advogado foi decretada no dia 5 de julho deste ano pelo Juízo da 1ª Vara da comarca de Natal, atendendo ao pedido da 15ª Promotoria de Justiça. O réu foi denunciado pelo Ministério Público do RN à Justiça pelo crime de homicídio com três qualificadoras: motivo fútil, emboscada e morte mediante promessa de recompensa.
F. Gomes tinha 46 anos e trabalhava na Rádio Caicó AM. Ele foi assassinado na noite de 18 de outubro de 2010, deixando mulher e três filhos. O radialista foi atingido por três tiros de revólver na calçada de casa. Vizinhos ainda o socorreram ao Hospital Regional de Caicó, mas ele não resistiu aos ferimentos.
Um crime encomendado com mais de um mandante
No dia 17 de abril de 2019, o ex-pastor evangélico Gilson Neudo Soares e o comerciante Lailson Lopes foram condenados cada um a 14 anos de prisão por também participarem da morte do radialista F. Gomes. Os dois foram julgados oito anos e seis meses após o crime que chocou o Rio Grande do Norte. O júri popular durou dois dias e aconteceu no Fórum Miguel Seabra Fagundes, Zona Sul da capital.
O conselho de sentença decidiu pela condenação dos dois acusados de serem os mentores do assassinato do radialista. A juíza responsável foi Eliana Alves Marinho e o promotor de acusação foi Flávio Azevedo. Pela decisão do júri, Lailson Lopes, mais conhecido como “Gordo da Rodoviária”, ganhou o direito de recorrer da pena em liberdade. Já o ex-pastor Gilson Neudo Soares cumpre a pena em regime fechado.
De acordo com o Ministério Público, a morte de F. Gomes foi financiada por meio de um “consórcio” que teria o objetivo de angariar R$ 10 mil como pagamento pelo crime. O pagamento seria feito a João Francisco dos Santos, conhecido como “Dão”, que foi condenado pelo crime a 27 anos de prisão. OP9 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário