terça-feira, 13 de novembro de 2018

FATIMA BEZERRA, ÚNICA MULHER GOVERNADORA DE ESTADO


A imagem pode conter: Francisco Melo, em pé, céu e atividades ao ar livre
(Chico Torquato )
Na luta eterna pela igualdade social entre homens e mulheres,vários foram os episódios de bravura feminina no Rio Grande do Norte

Por exemplo,na política,quando em 1928 as potiguares surpreenderam o país ao participarem das eleições daquele ano,seja como eleitores ou como candidatas,derrubando um Império secular.
No momento sufragista Nacional,as potiguares tem um lugar de destaque.Em 1928 Getúlio Vargas assina um decreto que autoriza o voto feminino.
Celina Guimarães a primeira brasileira e conseguir seu registro de eleitora em

 Mossoró,aproveitando o ensejo um grupo de mulheres foram além e se candidatam sendo bem sucedidas nas urnas. O caso mais emblemático foi o de Alzira Soriano,ela saiu candidata a prefeitura de Lajes 'RN',e se elegeu tornando-se a primeira prefeita eleita da América do Sul.

Em 2018 após 90 anos Fátima Bezerra,mulher guerreira, de fibra e determinada candidata-se ao Governo do Estado,contra as oligarquias e consegue entrar para a história,liderando desde o primeiro turno e 57,60 dos votos no encerra mento das apurações,tornou-se a unica mulher Governadora de Estado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário