terça-feira, 22 de maio de 2018

COLUNA DO HERZOG Em ascensão, Gutemberg Dias pode ser o vice de Fátima


Por Carlos Santos
O nome do ex-candidato a prefeito de Mossoró em 2016 na aliança PCdoB/PT, professor e geógrafo Gutemberg Dias (PCdoB), ganhou fôlego nos últimos dias como opção a vice na chapa da senadora Fátima Bezerra (PT).
Dias teve desempenho proeminente no último pleito municipal de Mossoró, empalmando a maior votação nominal à prefeitura de um candidato de esquerda no município. Somou 11.152 votos (8,45%). Superou até o recorde que perdurava desde 1992, quando o professor Luiz Carlos Martins (PT) amealhou 6.557 (8,43%) votos.
Gutemberg Dias (em foto de campanha) tem percurso em ascensão e números e geopolítica que o favorecem como vice
Por enquanto, é pré-candidato a deputado estadual, mas pode ser deslocado para a majoritária – também por uma questão de geopolítica, em face da importância de Mossoró no contexto eleitoral. É o segundo maior colégio eleitoral do estado.
Internamente, o PCdoB tomou como uma de suas prioridades a defesa de espaço na majoritária, em reunião de seu comando partidário estadual no fim de semana (veja AQUI).
Existem outras opções na legenda além do ex-candidato a prefeito, mas é sem dúvidas a figura de maior projeção eleitoral que a legenda dispõe no momento em Mossoró e região.
No PT, a própria senadora Fátima tem posição pessoal clara: não quer  uma chapa “puro-sangue”.
Leia também: Gutemberg sobe de patamar para ser opção real adiante, postagem desta página no dia 3 de outubro de 2016 (um dia após as eleições), em que já analisávamos e prevíamos sua ascensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário