quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

OPINIÃO: REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA UMA FACA DE DOIS GUMES


Resultado de imagem para foto do ex-prefeito luizinho cavalcante na camara municipal de carnaubais
Carnaubais já teve a oportunidade de fazer esse debate. No ano de 2010, trouxemos uma equipe de Mossoró comandada pelo jurista Paulo Linhares, na época, presidente diretor da Previdência de Mossoró,  para dialogar com os funcionários e as suas representações  sociais.  Marcamos um debate na Câmara Municipal com a presença dos vereadores, secretários, representação do sindicato dos servidores e dos próprios servidores municipais.

Aconteceu um profundo debate dos prós e dos  contras, como prefeito municipal cheguei a seguinte conclusão: Primeiro, o bom andamento dependerá do gestor municipal, o que  mostra-se  frágil  diante de experiências  desajustadas de alguns gestores. Segundo, com o domínio da politicagem  e de uma cultura de benefícios previdenciários a quem não era para ter, causará um  transtorno muito grande. Terceiro, a falta de repasses para a previdência pelo gestor é uma constância ao ponto que  Natal, Macau, entre outros municípios tem ocorrido tal procedimento. Até na previdência do estado, tem ocorrido o que não era para acontecer. ultimamente o governo fez uso do Fundo previdenciário de forma ilegal.

Diante de tanta fragilidade, resolvemos darmos por encerrado o debate e mesmo com maioria na Câmara Municipal, não formalizamos nem encaminhamos projeto de Lei a casa legislativa no sentido de criarmos a previdência própria. E olha que não tinha ainda acontecido o que está ocorrendo na cidade de Macau, em que tem regime próprio de previdência e os aposentados estão passando necessidade por não estarem recebendo os seus devidos valores a meses.

Agora o prefeito de Carnaubais, reabriu o debate sobre o tema. Apenas lembro aos funcionários públicos que serão permanentes  carnaubaenses, já o prefeito nem é funcionário público e como diz o ditado, "nem é daqui e nem veio para ficar". Atentai e tomaras   cuidado,  pois você sim precisam estarem  atentos com os vossos futuro.

Carnaubaisparatodos

Nenhum comentário:

Postar um comentário