terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Saúde: Assú já dispõe de projeto para ação de controle populacional de animais errantes


Imagem: Ilustração/Assessoria 
Já está pronto um projeto técnico, concebido na esfera do Setor de Endemias, da Secretaria Municipal do Assú, que atenderá a necessidade de implementação de uma política pública objetivando assegurar o controle populacional de animais de rua, notadamente cães e gatos.
A proposta, idealizada pelos agentes comunitários de endemias Kamilla Carvalho e Marcos Martins, servirá de base para a ação que será sugerida à gestão local, segundo transmite a coordenadora do Setor, Karielly Medeiros, diz release proveniente da Secretaria de Comunicação e Ouvidoria.
Ela conta que, além da criação do projeto, ela pôde – em companhia da veterinária Kênia Suênia e o vereador Stélio Sá Leitão – conhecer, dia 20 de novembro passado, o Centro de Zoonoses de Natal, onde é realizado um ótimo trabalho, contando com a contribuição da Universidade Potiguar (UnP).
Karielly Medeiros afirma que a visita foi bastante útil para ver de perto a maneira de atuação, experiências positivas e até leis que tratam acerca do assunto com riqueza de detalhes.
A coordenadora do Setor de Endemias frisa que o que é proposto à Prefeitura, é a celebração de um convênio público-privado – matéria que passará pelo crivo do setor de licitação – para possibilitar um programa de controle populacional de animais de rua (cães e gatos) em Assú.
Relembrou que esta ação, e também a constituição de um Centro de Zoonoses, estão inseridos no Plano de Governo do prefeito Gustavo Montenegro Soares. 
Kamilla Carvalho garante que o projeto tratará excelentes frutos na diminuição dos casos de zoonoses e epizootias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário