Imagem: Assessoria RN |
A Prefeitura do Assú se unirá às entidades e instituições que irão se engajar na ação que tem por fim limpar o leito do Rio Piranhas-Açu, tema que mereceu discussão durante encontro ocorrido quinta-feira (14), em Assú, na sede da FLONA/ICMBio.
A integração do município a esta iniciativa foi assegurada pelo prefeito Gustavo Soares, que se fez presente à reunião, onde compareceram ainda representantes da ANA, SEMARH, IGARN, IDEMA, CAERN, SAPE, CBH-PPA, dentre outros.
Imagem: Marcos Costa/Assessoria |
“Nossa administração estará de braços dados com todos nesta tarefa para garantir suprimento hídrico à região”, reiterou o prefeito Gustavo Soares, de acordo com texto da Secretaria de Comunicação e Ouvidoria, com informações da assessoria de imprensa do Governo do Estado.
A obra, que envolverá o Governo do Estado, Assú e outros municípios da região, vai direcionar o fluxo das águas para o leito principal através da remoção de obstáculos que assoreiam o rio, como detritos e bancos de areia, que hoje dificultam a chegada de água na captação em Pendências.
IGARN, ANA e IDEMA trabalham na autorização e licenças para realização do serviço.
Também o IDEMA, junto a SEMARH, deverão providenciar o policiamento ambiental para a execução.
Técnicos do Governo do Estado se reúnem segunda-feira (18), para preparar a documentação e elaborar o cronograma.
O início das ações será definido mediante a contratação das máquinas escavadeiras pelas prefeituras.
Macau, Alto do Rodrigues, Guamaré, Assú, Carnaubais e Pendências já confirmaram a contratação do serviço, por meio de uma Máquina Escavadeira tipo PC, totalizando 500 horas de trabalho.
Mossoró, Itajá e Ipanguaçu confirmam a contratação de mais 200 horas até a próxima segunda.
Para somar à obra, a CAERN e o Distrito de Irrigação do Projeto Baixo-Açu-DIBA vão disponibilizar duas retroescavadeiras.
A expectativa é que a limpeza seja finalizada em 15 dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário