sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Papel do Dirigente Sindical

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé


O dirigente sindical é o trabalhador que foi eleito para exercer cargo de diretoria em sindicato por meio de mandato e que goza de estabilidade garantida pela Constituição Federal.


O líder sindical, deve contribuircom sua experiência diariamente para a sua categoria, o dirigente sindical exerce um papel fundamental na movimentação popular do seu grupo. Promove a participação, organiza, mobiliza e educa os associados.

“JailsonQueiroz da Silva, filho de Zé da Viúva, um dos maiores sindicalista do Rio Grande do Norte, quer dar continuidade ao trabalho do pai“eleito” presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município de Assu-RN, visto que, possui experiência, boas propostas para categoria e preenche os principais requisitos e atribuições de um dirigente sindical “, vejamos:



Jailson representa a participação dos sócios;

As organizações populares das categorias trabalhistas são triviais para enfrentar os múltiplos problemas dos trabalhadores. O dirigente deve facilitar a democracia e a participação no grupo. Nisto tem um importante papel a cumprir. Algumas das habilidades que podem ajudá-lo a promover a participação são: facilitar a comunicação entre seus integrantes e tomar decisões coletivamente. 

Jailson representa a organização;

A melhor forma pela qual os setores populares podem melhorar suas condições de vida é organizando-se. A organização permite unir as capacidades e vontades de diferentes pessoas que tem interesses comuns. Para que existam organizações, a contribuição do dirigente é vital.

Jailson representa a mobilização dos associados;

Os dirigentes contribuem também na mobilização, ajudando a buscar caminhos para solucionar problemas diversos, tais como, saúde, educação, trabalho, justiça, que afetam a classe trabalhadora. É impossível pensar que esses problemas sejam resolvidos sem mobilização, ou seja, sem que as organizações e o povo lutem e reclamem por seus direitos.

Muitos dirigentes são bons mobilizadores porque sabem estimular a participação das pessoas. Isto se deve ao fato de terem sensibilidade para captar a disposição de atuar das pessoas e o conhecimento dos seus problemas. Trata-se de dirigentes que inspiram confiança e credibilidade na medida em que as pessoas sabem que não estão sendo manipuladas ou enganadas e que as ações que realizam conduzem a soluções, ainda que parciais, de seus problemas.

Jailson representa atitudes educadoras;

É necessário que os dirigentes tenham também uma atitude educadora. Educar, em um sentido amplo, significa transformar, mudar a realidade. Quando uma pessoa tem acesso à educação, ela cresce, conhece novas coisas e olha a realidade de uma maneira mais crítica. Por isso, é necessário que os dirigentes promovam atividades educativas, principalmente no momento turbulento, em que estamos vivenciando em nosso país.

O dirigente não educa somente quando promove a capacitação de sua organização em um determinado tema, mas também o faz com seu exemplo. Com efeito, o testemunho de vida de alguns dirigentes educou e formou muitas pessoas.

De igual maneira, um dirigente educa quando cria opiniões em torno de diferentes aspectos da realidade local e nacional, porque ajuda as pessoas a terem uma atitude crítica.








Nenhum comentário:

Postar um comentário