A 9 dias da nossa emancipação politica e administrativa, como prometi nesses dias narrarei sobre fatos, casos, decisões que ocorreram antes e depois de nossa emancipação política. Carnaubais já era distrito do Assú, e por Lei estadual já existia a definição de sua área geográfica. As salinas Matarazzo localizadas no Logradouro, estavam dentro da área geográfica do distrito de Carnaubais.
A grande produção de sal traduzia em boas receitas ao município de Assú, se tornando em uma das principais arrecadação, ao ponto que o município construiu a praça do Sal e o monumento com o Conde Matarazzo.
O sentimento Pátrio do deputado Olavo Lacerda Montenegro, que já tinha emancipado o município de Alto do Rodrigues, aproveitou a oportunidade do governador Aluízio Alves e aprovou em 18 de setembro de 1963, a emancipação política da Carnaubais. O que não obteve a concordância da prefeita do Assú, Maria Olímpia (Maroquinha). Foi travado uma batalha política e jurídica para inviabilizar a criação do novo município. Na época, o distrito de Carnaubais tinha 5 representantes na Câmara municipal de Assú.
Compartilhar no WhatsApp Postado por Carnaubaisparatodos
Nenhum comentário:
Postar um comentário