sábado, 15 de julho de 2017

OPINIÃO: MAIS UM FIM DE UM CICLO POLÍTICO, FORA TEMER DIRETAS JÁ


Resultado de imagem para foto do ex-prefeito de carnaubais luizinho cavalcante
A vida nos submete a ciclos, assim não poderia ser diferente na história  política. A história nos revela muitos momentos dos ciclos vividos em nossa trajetória, vou me deter apenas a partir do ano de 1964, período em que iniciou o chamado regime militar. As forças populares foram suprimidas e passamos a viver o mais difíceis  momentos de liberdades democráticas em nosso País. Nesse período foi feito uma reforma política, claro que autoritária e passou a existir apenas os Partidos: Aliança Renovadora Nacional - ARENA e o Movimento Democrático Brasileiro - MDB. A ARENA, congregava os políticos de direita que apoiavam e usufruíam do poder dos Militares. O MDB, congregou todas as forças democráticas e de esquerda, que sobreviveram em nosso País. Esse período resistiu  por 21 anos.

Mesmo eleito por um colégio eleitoral, passamos a termos um presidente civil que fez a transição para a plenitude da restauração democrática. Foi eleito Tancredo Neves. Mas, misteriosamente faleceu e assumiu o seu vice presidente, José Sarney - PMDB. Nova fase, novo momento, vários Partidos, acabam o bi-partidarismo e passamos a vivermos o pluripartidarismo passando a serem criados novos Partidos: PMDB, PFL, PT, PDT, PPB, PTB sairam da clandestinidade  o PSB e o PCdoB, entre outros menores.  Período de conquistas democráticas entre elas destaco, a Constituição Cidadã de 1988.

Mais crises e o PMDB, considerado por parte dos seus membros como um partido que tinha cumprido o seu papel.  Criaram o Partido da Social da Democracia Brasileira -  PSDB, os ilustres e memoráveis:  Franco Montoro, Fernando Henrique Cardoso, Mário Covas, José Serra, entre outros.  Deram uma grande contribuição ao País.

Passado o governo de FHC 8 anos e mais 8 de Lula com  5 de Dilma, mais um crise. Mais uma vez aconteceu uma ruptura do processo democrático e através de um golpe sobre o comando do  PMDB, mais uma vez aliado ao DEM antiga ARENA, e PSDB deixando de ser o que se propôs para voltarem a morrerem  agarrados ao PMDB, de onde se originou. Nesse período o PT, construiu suas crises internas e originou o: PSOL, PSTU e a REDE. Nesse momento difícil, que vive a nossa Pátria. um novo ciclo começa a ganhar corpo e novas composições surgirão na esfera política brasileira.  Me parece que está na ordem do dia uma ruptura mais a esquerda, pois a sociedade não vai aguentar o arrocho proposto e executado pelas forças conservadoras financiadas pelo grande capital. 20 anos de arrocho para os funcionários públicos, o fim da CLT, que nem os Militares, não tiveram a coragem de mexerem. como a entrega do pré-sal ao capital internacional que os militares também não tiveram coragem de abrirem mãos. O grupo dominante no Brasil nos dias de hoje, vão caírem de podres, porque se maltratam um povo por um período, nuca por toda vida. FORA TEMER, DIRETAS JÁ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário