domingo, 14 de maio de 2017

Hacker: polícia européia pede investigação internacional


xataque-hacker.jpg.pagespeed.ic.s-kou_vNNN
Um dia depois do ataque cibernético que afetou redes de computadores em quase cem países no mundo, os especialistas fazem um alerta: existe o risco de novos ataques. Em alguma casa na Inglaterra, um jovem de 22 anos mora com os pais. A gente não sabe que rosto ele tem, mas virou um herói de guerra. Ele foi responsável pelo fim de um ataque virtual sem precedentes.
Imagina se o vírus de uma doença é detectado na Inglaterra ao meio-dia. E começa a aparecer quase simultaneamente em todo o planeta, afetando mais de 125 mil pessoas?
Foi isso que aconteceu na sexta-feira (12), mas os alvos eram computadores. Usuários em pelo menos 99 países tiveram o computador sequestrado. O golpe funciona assim: você recebe um e-mail, aparentemente confiável. Mas se clicasse no anexo, imediatamente o seu computador é infectado e todos os que estão ligados em rede com ele. Na hora, todos os seus dados, seus arquivos, eram criptografados. Ou seja: você perde acesso a eles. Na tela, aparece uma mensagem: para ter seus documentos de volta, só pagando resgate. No mínimo, US$ 300 – quase R$ 1 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário