Pronunciamento do Vereador Thiago Cavalcante na última sessão de 2015
[...] Final de ano se aproxima e junto com ele se espalham votos de fraternidade, amor e solidariedade.
Ao analisar o contexto político de Carnaubais e o clima que antecede os festejos natalinos lembro-me das palavras do Pontífice Papa Francisco ao mencionar a falsidade e hipocrisia do mundo quando se prega o amor e a paz e se vive em guerra.
Em Carnaubais se vive uma guerra política intensa e muitas vezes sem trégua. Ainda assim, seria normal quando a artilharia é utilizada contra seus adversários. Mas muito estranho quando se é vítima dos próprios aliados.
E é isso que tem ocorrido em Carnaubais-RN. Um fogo intenso de um “aliado” contra a maior liderança do grupo político vencedor na cidade de Carnaubais, o grande líder popular Luizinho Cavalcante. Liderança essa que com sua força, inteligência, destemor e, principalmente, lealdade ao seu grupo político e ao povo de Carnaubais, conduziu as nossas grandes e belas vitórias.
Luizinho tem sido vilipendiado pública e diariamente, sem trégua alguma, por um aliado político do Prefeito Júnior Benevides. Não só aliado deste, mas soldado mercenário do mesmo e de qualquer outro que deseje ter seus serviços, como foi com todos os prefeitos, que se dispuseram a pagá-lo, mudando de lado e de opinião como quem troca de roupa.
O que me choca, não são as palavras do soldado mercenário, pois de quem tem esse tipo de comportamento se espera tudo, menos confiança e lealdade, como ensina o pensador italiano Nicolau Maquiavel, em sua obra clássica. Então, esse comportamento não me choca.
O que me choca é a apatia e falta de solidariedade do Prefeito Júnior Benevides, em uma clara anuência solene ao desrespeito público que vem sofrendo o seu primo, companheiro de partido, e grande responsável por sua chegada a prefeitura, tanto interinamente, como pelas urnas, Luizinho Cavalcante.
Não é apenas lamentável, mas sim inacreditável que uma coisa dessas ocorra. Ainda mais por tanto tempo, já não são dias ou semanas, mas já a vários meses, de manhã, de tarde e de noite, o presidente do PSB de Carnaubais e seus familiares, o que extrapola a esfera política, vem sendo atacados por quem se diz aliado político.
O silêncio do Prefeito, mais do que significar uma manifestação democrática de liberdade de pensamento ao seu soldado, se constitui em concordância tácita com tais declarações ou então, absoluta fraqueza de posicionamento e liderança, quando não consegue fazer seu soldado cessar sua artilharia, a não ser que concorde que a mira está apontada para o alvo certo.
E creio, que não seja esse seu pensamento.
Vejo também uma bancada formada por 6 vereadores de situação, ao qual me incluo, e que até o momento desconheço algum pronunciamento em solidariedade ao líder Luizinho. Claro que é um assunto delicado, dada a instabilidade política do próprio grupo político, situação essa já tratada nessa tribuna, trazida pelo vereador Batista. No entanto, não poderia deixar passar o ano de 2015 sem fazer essas considerações e deixar aqui minha mensagem de solidariedade e companheirismo a quem tanto lutou por esse grupo e por essa cidade.
Se aproximando dos festejos natalinos, em referência ao nascimento de Jesus, peço aqui a reflexão, não de lembrar de Cristo como menino na manjedoura, mas do homem justo que foi perseguido, preso, humilhado e assassinado. Antes disso, teve a oportunidade de ser julgado, mas a autoridade máxima do governo romano presente em Israel, Pôncio Pilatos, ficou em cima do muro. Não condenou Jesus, nem muito menos o absolveu. Numa atitude covarde, Pilatos, pediu aos seus servos que lhe trouxesse uma vasilha com água e lavou suas mãos.
Falta de posição não é virtude alguma. E espero que as decisões, por mais que tardias que sejam, que elas sejam tomadas, e da forma mais sábia possível.
O episódio de lavar as mãos perante a necessidade pública de uma decisão deve ficar apenas pra Pilatos, como um mau exemplo a ser seguido. Em nossos tempos as condutas devem ser outras.
Por fim, deixo aqui a minha solidariedade não só ao companheiro de lutas, Luizinho, mas a todos os carnaubaenses que passam por dificuldades. Os desempregados, exonerados do poder público, doentes, a todos e todas que passam por alguma angústia nesse momento. Que 2016, possa ser uma ano diferente, de mais esperança e realizações a todos e todas.
Encerro minhas palavras agradecendo a Deus por esse ano de lutas e conquistas, como também agradeço a todos os colegas vereadores pela colaboração e ensinamentos. A cada dia aprendo muito com todos vocês. Muito obrigado.
Desejo, ainda, um feliz natal, com saúde, paz e alegria para todos os irmãos e irmãs carnaubaenses. Um ano novo de muita, mais muita esperança, realizações (e depois da palavras do vereador dito, desejar muitas boas mudanças para o nosso povo).
Um Feliz 2016 a todos!”
Carnaubais-RN, 14 de Dezembro de 2015
Postado por luizinho cavalcante
Nenhum comentário:
Postar um comentário