quinta-feira, 11 de junho de 2015

Renan Calheiros critica redução de mandato de senadores para cinco anos

Renan Calheiros critica redução de mandato
de senadores para cinco anos
033RENAN
GABRIELA GUERREIRO - Folha de São Paulo
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), criticou nesta quinta-feira (11) a redução dos mandatos dos senadores para cinco anos, aprovada pela Câmara em meio à reforma política na noite desta quarta (10).
Renan disse ser favorável ao atual mandato de oito anos no Senado, o que sinaliza que a proposta deve sofrer resistências quando chegar para análise dos senadores.
"Os senadores foram eleitos para um mandato de oito anos, eu defendo um mandato de oito anos. Mas é evidente que essa decisão será uma decisão da Casa", disse Renan.
O peemedebista afirmou que o desafio do Congresso, na reforma política, será compatibilizar o fim da reeleição –que também foi aprovada na Câmara– com a duração dos mandatos dos congressistas. "O difícil é compatibilizar o fim da reeleição com a duração do mandato porque cinco anos incentivaria mais o fim da reeleição", disse Renan.
O plenário da Câmara aprovou emenda à Constituição que estabelece o mandato de cinco anos para todos os cargos eletivos a partir de 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário