terça-feira, 2 de junho de 2015

Na tribuna, Agripino critica falta de solução para seca do nordeste e diz temer onda de demissões no RN


agripino-tribunaEm discurso na tribuna nesta segunda-feira (1º), o senador José Agripino (RN) disse temer que o baixo nível da água na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no Rio Grande do Norte, provoque uma onda de desemprego na região. O parlamentar contou que, neste final de semana, participou de um seminário promovido pela Arquidiocese de Natal, pelo Observatório Social do Nordeste e pelo RN Sustentável sobre mudanças climáticas e ouviu de conterrâneos as consequências drásticas para o estado caso o nível da barragem chegue a zero.
“Essa barragem significa a garantia da permanência de milhares de empregos na irrigação e na carcinicultura. O nível da água está baixo como nunca e o que está para acontecer é demissão em massa. Tudo isso por causa da falta de investimento do governo federal em obras estruturantes, permanentes, para combater a estiagem na região nordeste”, destacou José Agripino. O senador lembrou que as águas da Armando Ribeiro Gonçalves alimentam empreendimentos nos programas de irrigação no Projeto do Baixo Assu, na produção de banana por empresas privadas e no cultivo de camarão – todos geram milhares de empregos para a região.
Ainda de acordo com o parlamentar, um dos motivos pelo qual o nordeste ainda sofre as consequências da estiagem deve-se ao fato de o governo do PT, em mais de doze anos no poder, nunca cumprir uma de suas promessas de campanha: a transposição do Rio São Francisco. “Essa obra foi carro-chefe da campanha de reeleição do ex-presidente Lula, serviu de propaganda eleitoral para a campanha de Dilma e até agora nada. Estamos na iminência de um colapso em decorrência de uma promessa frustrada, feita e não cumprida, de um governo que não tem no nordeste nenhuma obra de grande expressão para apresentar”, criticou Agripino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário