sexta-feira, 3 de abril de 2015

Páscoa O que você comemora cristão? Por Francisco Gomes

pascoa_cristao_Jesus
Se fôssemos analisar na risca sobre a origem da páscoa, isto é, a verdadeira páscoa, que é bíblica, não teríamos que celebrar mais dias de festa, nem sábados, nem luas, como o Senhor nos mostra no livro de Êxodo 12, onde o Senhor declara uma série de ordenanças ao seu povo, Israel, para ser lembrada à posteridade, e cumprida. Isto é, a páscoa foi instituída por Deus para Israel. E o significado desta festa se encontra no versículo 12, onde se diz o seguinte: "Porque naquela noite passarei pela terra do Egito, e ferirei todos os primogênitos na terra do Egito, tanto dos homens como dos animais; e sobre todos os deuses do Egito executarei juízos; eu sou o Senhor".  A Igreja tem que saber o que significa para o povo de Deus, este dia que os primeiros discípulos, os primeiros Apóstolos chamaram de O dia do Senhor.
Tem-se aí portanto, o motivo da páscoa: A morte dos primogênitos dos egípcios, e a execução do juízo de Deus sobre todos os deuses egípcios. Assim, vejo o termo páscoa como significado de "passagem", onde Jesus sabendo que era chegada a hora de passar deste mundo, ele sabia que ia morrer e sabia que ia passar deste mundo para o mundo do Pai. Todos nós, um dia, vamos passar deste mundo.
Ainda usando o termo“passagem”, podemos dizer que a páscoa também faz referência a libertação dos hebreus escravizados no Egito. O apóstolo Paulo em 1 Coríntios 5:7 afirma que Jesus Cristo é a nossa Páscoa! Nele, e somente Nele, temos a certeza de que o Juízo da Morte não nos alcançará! Louvado Seja Jesus – O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!
Neste sucinto estudo podemos constatar através da Palavra de Deus, Mateus 26:17Marcos 14:12 e Lucas 22: 7 a 13, que seu significado é bem diverso daquele que o mundo vê: a ressurreição do Senhor Jesus; pois, não existem bases sólidas para tal argumento, visto que a ressurreição foi uma consequência da perfeição do Senhor Jesus, uma vez que ele não cometeu nenhum pecado, portanto, não poderia permanecer morto. E também, a garantia da Sua vitória sobre a Morte, fazendo valer assim a Sua promessa de vida eterna, a plena, para todos aqueles que creram e se entregaram a Ele. Mas em nenhuma parte das Escrituras diz que a páscoa é a comemoração da ressurreição do Senhor; nem no Velho, quanto mais no Novo Testamento.
Portanto, ao se tratar de definir um sentido diferente daquilo que Deus estabeleceu para uma festa por Ele ordenado, é o mesmo que estivesse torcendo e distorcendo a Sua Palavra. Sejam quais os motivos apresentados. 
Não foi pela Sua ressurreição que le a instituiu, e sim, em memorial a Ele, e anunciando a Sua morte, até que Ele venha a nos buscar [I Coríntios 11:26].
A páscoa é um mandamento somente para o povo de Israel, e não para os outros povos, quanto mais para a Igreja de Cristo, pois senão teriam de seguir à risca, todos os preceitos que Deus deu a este povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário