quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Confira os principais trechos da mensagem anual do prefeito Abelardo Rodrigues Keffas Emmanuel




Alto do Rodrigues - Conforme prometemos, segue um resumo do pronunciamento do prefeito Abelardo Rodrigues, ocorrido na manhã desta quarta-feira (25), no plenário da Câmara Municipal, durante a sessão que marcou a abertura oficial do primeiro período legislativo de 2015. Abelardo participa do ato desde 2013 quando reassumiu o governo municipal. (Foto: Sueldo Cabral)

Veja os principais trechos da mensagem:


“Aproveito esse momento para prestar contas das principais realizações governamentais de 2014, assim como, apresentaremos algumas das ações prioritárias para este ano”.

“Antes de qualquer coisa, por dever histórico, e, sobretudo por gratidão. Reconheço a inestimável contribuição dos Altorodriguenses, que em sua maioria, tem hipotecado apoio integral e irrestrito a nossa administração, sempre com demonstrações no sentido de colaborar, opinando positivamente, construindo ideias e com isso, ajudando a desenvolver cada vez mais, e melhor, o nosso município”.

“Na secretaria de obras, reformamos a quadra da escola Francisco de Oliveira Melo, quadra vereador Jorge Fernandes de Oliveira, na comunidade de São José, modernizamos o ginásio Ivanildo Bezerra da Silva e o ginásio Omar Rodrigues Filho, colocando assentos individuais para que frequentadores tenham melhor comodidade”.


“Aproveito a oportunidade e, parabenizo os atletas que representaram o nosso município dentro do Estado e, além de nossas fronteiras, pelas diversas conquistas e em especial, aos atletas que conquistaram o título inédito de campeão norte-rio-grandense de futsal em 2014. Quero reafirmar que continuaremos investindo em todas as modalidades esportivas para que Alto do Rodrigues possa permanecer, sendo referência no esporte, posto esse, que conquistamos com muita dedicação, investimentos e, principalmente, com o suor dos nossos atletas”.

“Reformamos e adequamos o prédio onde hoje funciona a Central do Cidadão de Alto do Rodrigues. Reforma geral e climatização das escolas Walfredo Gurgel, Luiz Moreira da Silva e Francisco de Oliveira Melo, (todas na zona urbana), além das escolas Felix Antônio no distrito de São José e Arlindo Martins em Tabatinga”.

“Estamos concluindo a ampliação e climatização da Escola Chapeuzinho Vermelho. Reabrimos a escola Domingos Pereira em Alto Alegre. Fizemos recomposição de pavimentação asfáltica da Avenida Ângelo Varela. Estão em andamento a reforma do estádio de futebol Abelardo Rodrigues e, do matadouro público. Reconstrução das praças no centro da cidade. Construção da praça de Canafístula. Construção da praça do Gajé. Reformamos o PSF de Tabatinga. Construção da quadra poliesportiva com cobertura e palco na comunidade de estreito, em fase de conclusão”.

“Em fase de licitação, estão à reforma do mercado do peixe, reforma e ampliação da escola Maria Correa de Tabuleiro Alto, reforma na praça de alimentação, estádio de Tabatinga e, construção de praça em Barrocas. Também para este ano, iremos licitar um Centro Administrativo, onde será abrigado todas as secretarias municipais, procuradoria, controladoria e o gabinete do prefeito, além de uma grande área verde, estacionamento e um moderno auditório climatizado com capacidade para receber 480 pessoas”.

“Ainda este ano, iniciaremos a complementação do calçamento na zona rural do município, que irá do Alto Alegre até o distrito de São José, além da pavimentação em diversas ruas. Assim como está previsto a ampliação do Hospital Maternidade Maria Rodrigues de Melo”.

“Na área da Educação além das reformas e climatizações, com a modernização das escolas municipais como já foi dito anteriormente, foi entregue livros didáticos para alunos da educação infantil, kit de material escolar a todos os alunos da rede municipal de ensino, fardamento escolar, instrumentos musicais, mobiliário as escolas e a biblioteca pública municipal, mobiliário para refeitórios das escolas, material de informática, implementação da redução de carga horária do professor do ensino fundamental, com um dia destinado a planejamento na escola, implementação e avaliações realizadas com professores e alunos dentro do projeto “professor nota 10”, destinados aos educadores da rede municipal de ensino, que de acordo com a sua avaliação, receberam como premiação, o pagamento extra de uma salário, valor referente ao piso nacional dos professores. Garantia de transporte escolar para IFRN – Campus Macau e Ipanguaçu, garantia de transporte para os alunos universitários de Macau, Açu, Angicos e Mossoró...”

“Na Assistência Social avançamos com a manutenção do programa “Aluguel Social”, que beneficia centenas de famílias carentes, que não podem pagar o aluguel de suas casas, assim como o programa “Cartão Amigo”, que ao invés de doar uma cesta básica por mês, a prefeitura paga o valor de oitenta reais, oferecendo mais liberdade e o direito de escolha ao beneficiário, no momento da sua compra. Abertura do núcleo do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos Maria Pureza, que trata-se de um espaço locado pela prefeitura, com objetivo de profissionalizar as pessoas da comunidade. Realização de vários cursos em parceria com o Pronatec, com mais de 400 alunos capacitados e encaminhados para o mercado de trabalho, assim como a continuidade da parceria com o Pronatec para o ano de 2015 com 40 cursos já assegurados.”

“Na área da Saúde o município ofereceu diversos exames, contabilizando milhares de procedimentos de alta complexidade como: tomografias computadorizadas, cintilografias, ressonâncias magnéticas, exames de densitometria, também foram feitas diversas doações para pacientes comprovadamente carentes, para a realização de pagamentos particulares de várias cirurgias, auxílio financeiro para tratamentos de saúde, tratamentos de dependentes químicos, realização de consultas e exames especializados que não são ofertados pelo SUS, incluindo doações de medicamentos contínuos, doação de óculos, cadeiras de roda, muletas, glicosímetros e fitas testes para diabéticos. Cadastramento de mais de mil pessoas no programa de medicamentos contínuos, ou seja, são aquelas medicações que precisam ser tomados com frequência em função de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão arterial, problemas cardiovasculares e outros; Viagens diárias na locomoção de pacientes para tratamento médico a várias cidades, com uma melhora significativa na frota de automóveis”.

“Para oferecer apoio às atividades da estratégia de saúde da família, o município ainda conta com a equipe do NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família, aumentando assim, a oferta de especialidades, que oferecem total apoio às equipes de estratégia, realizando visitas domiciliares aos pacientes que não tem condições de deslocamento, e como melhorias, foram adquiridos materiais de trabalho para desenvolverem as atividades com os pacientes. Foram realizados somente pela equipe do NASF, no ano de 2014, mais de 800 atendimentos domiciliares, além de ações preventivas como palestras, minicursos, campanhas educativas em escolas, empresas e outras entidades. Criação de grupos de ginástica, grupos de caminhada e musculação; formação do grupo Hiperdia (Hipertensos e Diabéticos), Formação do grupo de tabagismo”.

“Todas as unidades básicas de saúde foram estruturadas com novos equipamentos e materiais permanentes, provenientes de emenda parlamentar no valor de R$ 500 mil reais, possibilitando equipar as unidades da comunidade de Ponciana, Estreito e Listrada, para atendimento odontológico”.

“No Hospital Maternidade Maria Rodrigues de Melo, oferecemos atendimento de urgência e emergência 24 horas, com sala de parto equipada, laboratório com equipamento de última geração, além de farmácia para distribuição de medicamentos”.

“Na secretaria de Agricultura, oferecemos corte de terra contínuo, com três tratores da prefeitura. Garantia safra, com o pagamento de 200 cotas para atender ao agricultor que plantou e não colheu neste ano. Medidor de dupla tarifa. Vacinação contra a febre aftosa, cobrindo todo o rebanho e, assistida pelo médico-veterinário, com todas as doses compradas e doadas pela prefeitura. Total apoio à colônia de pescadores e, doação de 50 lotes de terra para construção de casas. Água tratada, com a renovação do contrato com a empresa que realiza a manutenção dos dessalinizadores. Abastecimento d’água com a aquisição de tubos e conexões, para manutenção e expansão do abastecimento d’água nos distritos do Gajé, São José, Ponciana, Tabatinga e Alto Alegre. Compra de bombas submersas para substituição nos distritos do Estreito, Alto Alegre, São José, Tabatinga, Tabuleiro Alto e Barrocas”.

“Na Secretaria de Comunicação, todos os eventos realizados pelas demais secretarias da administração, recebem o apoio logístico e o suporte com destaque para o Réveillon, Carnaval da Gente 2014, Festa de emancipação política da Cidade, com a contratação de grandes atrações, realização do maior Carnaval fora de época do interior do Estado, o “Alto Folia”, destaque para o mela-mela, patrocínio dos blocos alternativos, bloco dos Idosos (Recordar é Viver) e bloco infantil (Filhinhos do Papai), realização do II Arraiá do cumpade Zé Pedro, apoio logístico ao I Natal das Crianças, com a chegada do papai noel de helicóptero, onde foram distribuídos mais de 3 mil brinquedos, Réveillon 2014 com queima de fogos e, muita festa até amanhecer o dia. Além de toda a cobertura jornalística que é feita pela secretaria de Comunicação, também se trabalha na comunicação dos informes de todas as secretarias nas redes sociais e, nos principais meios de comunicação da cidade e região. Produz semanalmente, o programa de rádio ‘‘Conversando com o seu Prefeito’’, onde é feito uma prestação de contas da gestão com a participação do prefeito, secretários, e auxiliares do governo”.

“Acredito que nada se justifica, na ação do gestor público, se o foco, o objetivo, não for o bem-estar social e, se a meta não for o ser humano. Por isso, respeitemo-nos nas nossas diferenças. Agradeço, mais uma vez, aos ilustres senhores vereadores, ressaltando que temos um objetivo em comum: lutar por Alto do Rodrigues”.

“Alto do Rodrigues precisa de mais união e paz no convívio entre os seus concidadãos. Disseminar solidariedade hoje, para colhermos os bons frutos da amizade no amanhã. Que Deus continue nos orientando e que a nossa senhora do Rosário derrame suas bênçãos protetoras sobre todos nós, sempre”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário