sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

TÉCNICO DO DNOCS VÊ AÇUDE DO MENDUBIM COMO ALTERNATIVA PARA ABASTECER ASSÚ


Manutenção da seca este ano pode acarretar no uso da fonte alternativa de abastecimento  (Lunae Parracho/Reuters)ASSÚ - No caso de se confirmarem os prenúncios de agora, projetando que o ano de 2013 poderá significar o prolongamento da estiagem em todo o Nordeste, o técnico da Unidade de Campo do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), em Assú, Paulo Rodrigues, entende que é necessário se pensar em opções a fim de diminuir a demanda hídrica que hoje se concentra na Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves.
Ele enxerga que, apesar do panorama crítico que se verifica por sobre os reservatórios d'água do Rio Grande do Norte, com expressiva perda de capacidade de armazenamento por conta da escassez de chuva, ainda pode se considerar razoável a situação na instância da barragem, que se constitui no principal manancial do gênero no Estado. Indicadores recentes mostram que, hoje, a barragem acumula 52,23% de sua capacidade global.
"A situação é difícil, mas podemos dizer que a barragem ainda mantém uma boa reserva de água", declarou o representante do órgão autárquico regional em Assú. Ele citou que, fora do Vale do Açu, o limite de água dos reservatórios chega a ser desesperador.
"Muitos deles [reservatórios] hoje estão com menos de 40% de sua capacidade", exemplificou. Paulo Rodrigues vê como inadiável que se comece a pensar em alternativas caso a seca se acentue.
A título de sugestão, ele destacou que o açude público de Mendubim, em Assú, hoje pouco acima de 40% de sua capacidade total de acúmulo d'água, pode ser um canal emergencial para abastecer o município do Assú, no caso de ocorrer o agravamento da seca, por consequência, diminuindo a sobrecarga por sobre o volume hídrico que é disperso para suprimento humano através da barragem Armando Ribeiro Gonçalves.  IDEIA
"O Mendubim está com pouco mais de 40% [da capacidade], mas não é usado para consumo humano urbano e penso que isso poderia ser levado em consideração, principalmente num ano difícil como 2013 pode ser.
É uma reserva que ajudaria de certa forma a barragem Armando Ribeiro Gonçalves", ponderou o técnico do Dnocs. Finalizando, Paulo Rodrigues admitiu que os prognósticos quanto ao inverno sejam ruins, mas torce para que eles não se confirmem. "A chuva vai ser boa para todos", concluiu.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário