ASSÚ – Presidente do Poder Legislativo municipal em Assú, o vereador Odelmo de Moura Rodrigues (PSD) pretende no mais tardar até a primeira semana do mês de maio agendar o dia em que a Câmara promoverá uma audiência pública por ele sugerida a fim de discutir a realização das obras de perenização dos rios Panon e Piató, na área da várzea do município.
O presidente disse que só poderá definir a data oficial da audiência depois de obter a confirmação da presença de representantes dos órgãos estaduais que, segundo ele, são fundamentais para o êxito da proposta.
Desde o ano passado, o vereador Odelmo Rodrigues luta para promover a audiência pública em questão. O parlamentar-mirim vê como de extrema importância que essa discussão aconteça e, mais do que isso, que possa sinalizar o efetivo início das obras de perenização dos dois mananciais hídricos.
"Estou defendendo a realização destes serviços porque sou conhecedor do problema enfrentado por quem reside e trabalha na várzea", disse o vereador. "Quem não tem condições de captar água no rio enfrenta muita dificuldade e o problema só terá solução com esta obra", completou.
Proposta conta com quebra de continuidade governamental
O compromisso com a perenização dos rios chegou a ser firmada pelo vice-governador e à época secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Robinson Faria.
Porém, após o rompimento dele com a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), o assunto caiu no mais completo esquecimento na alçada da pasta, hoje dirigida por Gilberto Jales. Agora, Odelmo Rodrigues pretende reacender o debate sobre tal investimento que, reiterou, é de vital importância para garantir mais livre acesso à água para centenas de pequenos proprietários rurais e impedir que a Lagoa do Piató seja ameaçada de esvaziamento.
O presidente do Poder Legislativo reafirmou que a realização dessa audiência pública será sua principal prioridade por todo este primeiro semestre de 2012. Sua intenção é viabilizar sua promoção por todo este mês de abril. Entretanto, crê que poderá realizá-la no mais tardar até a primeira semana de maio.
Por toda esta semana ela determinará à Secretaria Executiva da Câmara a confecção dos expedientes aos órgãos com os quais pretende contar nessa oportunidade. Na alçada estadual, além da Semarh, serão convidados o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) e a Secretaria de Assuntos Fundiários e apoio à Reforma Agrária (Seara). Também serão chamados outros órgãos públicos e particulares.
ETAPA
A Câmara Municipal do Assú iniciou nessa terça-feira, 3 de abril, mais uma etapa de sessões plenárias na continuidade do primeiro período ordinário do ano. Por conta das comemorações religiosas da Semana Santa, essa foi a única reunião da semana para os 10 vereadores do Assú, uma vez que a sessão que ocorreria na próxima quinta-feira, dia 5, foi suprimida do calendário, conforme explicou o secretário executivo do Legislativo, servidor público Renato Cabral da Silva. Sendo assim, os trabalhos terão desdobramento na terça-feira da próxima semana, dia 10 de abril. Este mês será assinalado pela realização de sete sessões plenárias pré-agendadas para os dias 3, 8, 10, 12,17, 19, 24 e 26.
Jornal O Mossoroense
Nenhum comentário:
Postar um comentário