segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Parlamentares na rede

Da Época
Um levantamento feito pela Medialogue, agência digital de pesquisa em mídia, mediu o nível de interatividade dos 513 deputados federais e 81 senadores.
A conclusão: apesar de vivermos em plena era digital, os políticos ainda estão desconectados.
Apenas um terço deles oferece contato por e-mail. Menos de 20% fazem consultas aos eleitores usando enquetes on-line. E só 23% dos senadores atualizam um blog regularmente.
“Eles exploram pouco as possibilidades da rede”, afirma Alexandre Secco, diretor da Medialogue e coordenador da pesquisa.
“A maioria trouxe os vícios da comunicação analógica para o mundo digital. Só oferecem informações que interessam a eles mesmos.”
Há iniciativas que fogem à regra. O deputado federal Anthony Garotinho (PR-RJ) tem um blog com denúncias e usa o Twitter para responder a dúvidas de seus eleitores. A deputada federal do Rio Grande do Sul Manuela D’Ávila (PCdoB) tem dois blogs (um pessoal e outro político) e usa várias formas de interação.
DO TL: Dois parlamentares do Rio Grande do Norte aparecem bem posicionados no ranking do twitter; o senador José Agripino (DEM) que é quinto na Casa em número de seguidores, ficando atrás apenas dos senadores Cristovam Buarque, Eduardo Suplicy, Álvaro Dias e Demóstenes Torres.
Na Câmara é do deputado Fábio Faria (PSD) a melhor posição entre os potiguares. Entre 513 é o oitavo e fica abaixo de pesos pesados como Romário, Gabriel Chalita, Jean Wyllys, Manuela D’ávila e Anthony Garotinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário