quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Marina Silva critica relatório de senador sobre Código Florestal


A ex-senadora Marina Silva usou seu blog para criticar o senador Jorge Viana (PT-AC) nesta quarta (23). Marina afirma que o texto apresentado “é bom, para quem desmatou” e propõe que a votação na comissão seja adiada porque, em sua opinião, o prazo de apenas 48 horas para a apreciação da proposta “atende apenas aos interesses dos ruralistas”.

“Se os ajustes não forem incorporados, restará somente a pressão sobre a presidenta Dilma Rousseff para que cumpra o compromisso assumido durante as eleições de 2010 e vete os dispositivos que anistiem desmatamentos ilegais ou reduzam áreas protegidas”, conclui a ex-senadora.

Marina analisa ainda que o substitutivo de Viana não altera pontos cruciais, como a anistia a crimes ambientais, o que permite a não recuperação de áreas de preservação permanente e de reserva legal desmatadas.

“No texto, poucos serão os casos em que as APPs ou reservas legais desmatadas terão que ser recuperadas”, apontou. Em apenas um parágrafo, Marina lista as “mudanças positivas” do substitutivo de Viana, como a inclusão das veredas em áreas protegidas, a definição do prazo máximo durante o qual os proprietários não poderão ser multados pelos desmatamentos ocorridos até 2008 e a introdução de procedimentos mais simples para autorização de desmatamento, cadastramento rural e licenciamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário