domingo, 28 de agosto de 2011

Histórias do Bem: Uma mulher de fé que nunca perdeu a esperança


Jacinta Maria Onofre, 81 anos, nascida em 6 de maio de 1930.

Conheça um pouco da história de Dona Jacinta.

Aos 5 anos de idade foi morar em Cearámirim com sua irmã, aos 12 voltou para visitar os seus pais e se apaixonou pelo um rapaz e logo casou-se, deixou os estudos e perdeu tudo, voltou de novo para Cearámirim onde morou por um tempo e enviuvou em 1956, ficando com 3 crianças e 1 morrendo com 21 dias de nascido. Seus pais foi busca-la e quase ela morreu de fome com as suas duas crianças, segundo Dona Jacinta, os seus pais já idosos e cansados, saiu as três da manhã e voltava as três da tarde, onde ia buscar sodoro para comer com lagartixa assada, para não morrer de fome, pois as dificuldades eram tão grande, que para alimentar as suas crianças, ela dava água de juá para eles.

Desesperada e vendo seus filhos morrendo de fome, sua mãe chegou perto dela e disse: - Filha seus filhos não vai escapar. Dona Jacinta disse que veio uma força de dentro, que ela disse pra mãe: - Meus filhos não vão morrer de fome. Derrepente ela virou-se de lado para um oratório que tinha na sua casa e viu a imagem de São francisco, ajoelhou-se e pediu a São Francisco lá do céu para interceder junto a Jesus e não deixar seus filhos morrer de fome, salva-se os seus filhos e fez uma promessa, que se um dia tivesse um palmo de terra construiria uma capela para São Francisco e ajudaria através dessa capela a quem precisar-se.

Era mais ou menos meia noite, e por volta de uma hora da manhã, um senhor bateu a porta e perguntou por Dona Jacinta: - Vim trazer umas compras para seus filhos e não me pergunte quem mandou. Dona Jacinta com os olhos cheios de lágrimas disse: - Eu sei quem mandou, foi São Francisco. Esse Senhor vendo o sofrimento dos filhos de Dona Jacinta, disse que ela mandasse buscar meia garrafa de leite para dá as suas crianças durante quinze dias, foi assim que ajudou a recuperá a vida de seus filhos. Depois de tanto sofrimento, mas que nunca perdeu a fé, as portas começaram a se abrir para Dona Jacinta.

Foi professora da comunidade pelo Município na época de Vicente Inácio, Prefeito. Casou-se com Onofre Antonio Custódio, que comprou uma terra a Rui Soares e com a ajuda de seu esposo e seus filhos, começaram a construção da capela de São Francisco na comunidade de Pau de Jucá. O grupo de jovem foi também uma grande força para a comunidade, Janildo de Jacinto é como um filho, e o grupo de jovem faz parte da sua família e que todos unidos ajudaram a construir essa maravilha na comunidade de Pau de Jucá.


Dona Jacinta com 81 anos de idade, vive ao lado de sua filha francisca Lúcia e seus dois netos e seu filho sobrinho José, mesmo morando um pouco longe das pessoas, Dona Jacinta é uma pessoa feliz, com filhos e netos morando em Ceará e em São Paulo, família por quem Dona Jacinta tem muito orgulho e usa o celular para se comunicar com eles e matar a saudade, o milagre recebido por Dona Jacinta se espalhou-se por todos os cantos e a festa de São Francisco no Pau de Jucá é uma das maiores da região, e o dinheiro arrecadado na festa, Dona Jacinta ajuda as pessoas quando precisam.


A capela de São Francisco tem um lugar reservado para os milagres, e vem pessoas de Olinda, Ceará, Mossoró e de outros lugares pagar promessas na capela de São Francisco no Pau de Jucá, esse ano a festa de São Francisco será de 4 a 9 de outubro.

Quero parabenizar esta mulher pela garra, pela fé, pela luta que teve que enfrentar para não perder a esperança e ser hoje um orgulho para a comunidade e que Deus e São Francisco lhe proteja cada vez mais, para continuar a sua missão na sua querida comunidade de Pau de Jucá.

Ipanguaçu do bem dedica estas FOTOS aos filhos e netos ausentes de Dona Jacinta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário