sábado, 19 de janeiro de 2013

É BOM SE FALAR DAQUILO QUE SE CONHECE

 

O que é o NIM?
O NIM é uma planta originada da Índia, trazida para o Brasil em 1992. Trata-se de uma árvore de crescimento rápido, que em poucos anos, atinge mais de 10metros de altura. Produz os seus primeiros frutos entre 3 e 5 anos depois do plantio. Nas condições do Nordeste chega a produzir frutos 2 vezes por ano.
Ela se desenvolve bem em regiões semi-áridas, por ser resistentes à seca e suportar temperaturas elevadas, adaptando-se facilmente a diferentes tipos de solos. As substâncias encontradas no NIM funcionam como repelentes e, quando aplicadas diretamente no inseto podem matar ou provocar alterações genéticas. Insetos atingidos pelo NIM, ao se reproduzirem, geram insetos com o corpo defeituoso, de menor tamanho, com baixa capacidade de alimentação e de reprodução, diminuído assim a produção da praga.
DEFENSISMO NATURAL
O NIM traz grandes benefícios para op agricultor ou agricultora. Suas folhas e sementes podem ser usadas na defesa natural contra muitas pragas e doenças de plantas e também de animais. Controla lagartas, gafanhoto, besouros, pulgões, ácaros, mosca branca, bicudo do algodoeiro e pragas de grãos armazenados. Também controla nematóides e algumas doenças de fungos. No tratamento de animais é usado como carrapaticida e como vermífugo. Não é tóxico ao ser humano, mamíferos em geral, pássaros e peixes.
PRODUÇÃO DE MADEIRA
As plantas de NIM quando adultas, dão sombra, fornecem madeira de grande qualidade para moveis, mourões e estacas, por serem resistentes ao cupim. Também são usados na recuperação de solos degradados.
INDUSTRIALIZAÇÃO
Das sementes do NIM, extrai-se um óleo, que atualmente é muito procurado pelas indústrias, para a fabricação de defensivos de plantas e de diversos medicamentos de uso humano e animal. É também utilizado para produção de cremes para pele, xampus, sabonetes e creme dental.
PERPARAÇÃO CASEIRA DE DEFENSIVOS
Os defensivos à base de NIM podem ser obtidos tanto das folhas quanto das sementes e são de fácil preparo. As folhas devem ser secadas à sombra e depois trituradas em uma máquina forrageira, para a obtenção do pó. Este pó é colocado de molho de um dia para o outro, depois coado em um pano, resulta em uma calda que pode ser aplicada contra pragas de plantas e animais. As sementes devem ser pisadas em um pilão para retirada de casca. Em seguida deve-se acrescentar um pouco d'água e continuar pisando até obter uma pasta. Continuando-se a pisar começa a escorrer um azeite. É esse azeite que, misturando com água, é usado no controle de pragas de plantas e animais. 
 FONTE: ESPLAR - Centro de Pesquisas e Assesorias

Zé Maria ainda é um politico vivo na midia do estado




Apesar de ter uma amizade de quase 50 anos com José Maria de Macedo Medeiros ( Zé Maria) prefeito em duas oportunidades da cidade do Assu, afastado da disputa eleitoral por inelegibilidade, o zebrinha ainda é um politico vivo na midia do estado.
 
 A semana passada estive com o varzeano na solenidade de assinatura da ponte Zé Filho em Macau, conversamos um pouco, trocamos algumas informações e este me revclava que ainda tinha umas pendências na alçada do TCE por conta de umas prestações de contas consideradas irregulares.
O ex-prefeito de Assu, José Maria de Macedo Medeiros, teve os documentos e balancetes do Fundef, exercício de 1999, considerados irregulares pela Primeira Câmara do Tribunal de Contas (TCE-RN).
A grande imprensa estadual publicou ultimamente uma sentença do Tribunal de Contas do Estado, determinando ao ex-gestor assuense uma devolução de recursos por má aplicação do dinheiro do FUNDEF.

Em processo relatado pela conselheira Maria Adélia Sales, na sessão de quinta-feira (17), o voto foi pela irregularidade da prestação de contas, determinando-se a restituição de R$ 20.538,65, decorrente da aquisição de material sem destinação específica, realização de despesas indevidas e ausência de documentação comprobatória de despesa. 
Zé Maria participou da campanha politica da reeleição do prefeito Ivan Júnior, veio a Carnaubais torcer por uma candidatura sem êxito eleitoral, mas provou ser politico comprometido com seu sistema, sendo aliado de Zé Agripino e Rosalba participou do palanque perdedor. 
 
O blog entende que Zé Maria está entre aqueles que quer vê seu n ome lembrado: Falem de mim, não importa se é de mal ou bem, o importante é que não esteja esquecido, parece ser esta a filosofia do ex-prefeito assuense.
Zé Maria é um dos politicos prestigiado na região pelo deputado Betinho Rosado, ocupante de cargo comissionado do governo Rosalba Ciarlini ainda possue livre trânsito na alçada das prefeituras da região pela amizade feita no tempo do seu apogeu politico na cidade dos poetas.
Zebrinha governou o Assu pela última vez no período comprometido entre 1º de Janeiro de 1997 a 31 de dezembro de 2.000.

A DANÇA DO VENTO





Tem gente na região dizendo hoje o que não dizia há muito tempo, ele gira de forma irresoluta, provando por A e + B que quem não sabe açoitar, apanha.

 Falar agora dos milhões de reais que entra ou que sai da prefeitura é um exercicio retardado, bem que essa transparência podia ter sido realizada nos 4 anos anteriores. 

Ficar chorando o leite derramado na porta do curral, é uma atitude infantil de quem teve tudo pra crescer e se deixou despencar pela inoperante administração que realizou... Pra bom entendedor meia palavra basta e o povo é sábio pra julgar o antes e o depois.
Fonte: Aluizio Lacerda

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Ex-prefeito José Maria é mais uma vez penalizado na alçada do TCE


informativo Princesa
O ex-prefeito da cidade de Assú, José Maria de Macedo Medeiros, teve os documentos e balancetes do antigo Fundo de Desenvolvimento da Educação e do Ensono Fundamental, Fundef, exercício de 1999, considerados irregulares pela Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte, TCE/RN. Em processo relatado pela conselheira Maria Adélia Sales, na sessão de ontem, quinta-feira, dia 17, o voto foi pela irregularidade da prestação de contas, determinando-se a restituição de 20.538 reais e 65 centavos, decorrente da aquisição de material sem destinação específica, realização de despesas indevidas e ausência de documentação comprobatória de despesa. A notícia foi transmitida pela assessoria de comunicação do TCE, na capital do Estado. O órgão transmitiu, ainda, que a conselheira ainda relatou processo da Câmara Municipal de João Dias, prestação de contas referente ao primeiro bimestre de 2007, sob a responsabilidade de Luciana de Campos Pimenta Veríssimo. O voto foi pela devolução aos cofres públicos da quantia de 31.697 reais, decorrente da omissão no dever constitucional de prestar contas. O auditor Cláudio José Freire Emerenciano relatou processo da Prefeitura de Campo Grande, documentação comprobatória de despesa referente ao exercício de 2005, a cargo de José Edilberto de Almeida, ‘Bebeto’. O voto foi pela condenação do gestor ao ressarcimento de 28.500 reais decorrente da ausência de comprovação de despesas e irregularidades materiais. Da Prefeitura Municipal de Rodolfo Fernandes, prestação de contas referente ao exercício de 2007. O voto foi pela condenação do gestor a ressarcir ao erário o valor total de 36.461 reais e um centavos decorrente de ausência de comprovação das pessoas beneficiadas pela distribuição de materiais adquiridos com o dinheiro público, pagamento indevido de diárias e outras irregularidades

Sem orçamento



O prefeito de Paraú, “Antonio de Narciso” (PSD), poderá ter uma dificuldade a mais neste seu primeiro ano de gestão. E, ressalte-se, um problema que deverá ser debitado na conta de seu antecessor e padrinho político, ex-prefeito Francisco de Assis Jácome. É que o ex-prefeito deixou de remeter à apreciação e deliberação da Câmara de Vereadores, em 2012, o Projeto de Lei que versaria sobre a proposta orçamentária municipal para 2013. Por conta disto, restará ao atual gestor governar tendo por parâmetro o Orçamento do exercício passado. É o que preconiza a lei.

Secretário de Obras e Finanças Recebe Orientações na Capital do Estado







Tendo assumido recentemente a titularidade da pasta municipal de Obras e Finanças, o vereador licenciado Batista de Dioclécio viajou na manhã de hoje a capital do estado pra receber orientações administrativas do prefeito Luizinho Cavalcante em função dele está cumprindo agenda de trabalho fora do municipio na nesta sexta-feira.

 O secretário levou em sua companhia o coordenador de tributação Francimir Wanderley de Farias e o agente administrativo Genildo Pinheiro de Sousa. 

O trio levou elaborado uma planilha contendo uma série de propostas pra ser implementada brevemente no municipio, cuja finalidade vai ser amplamente discutida com o gestor municipal, visando a execução das obras e o procedimento arrecadatório municipal neste 1º semestre do ano.

Bode que guardava empresa de ex-assessor de Henrique vai para a rua



Publicado por Robson Pires, 
galeguinhoGaleguinho nunca saberá, mas virou o proverbial bode expiatório. Um dia depois de a Folha revelar o cenário simplório da sede da Bonacci Engenharia, que assinou R$ 6 milhões em contratos públicos em cinco anos, sobrou para o caprino.
Desde ontem, o bode Galeguinho não desfruta da eventual sombra da varanda da sede da empresa, que ele “guardava”. A Bonacci ganhou notoriedade como destino de verbas de emendas do deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), favorito à presidência da Câmara.
O bode foi despejado do terreno baldio que cerca a modesta casa onde a Bonacci é registrada, tendo como um dos sócios Aluizio Dutra, assessor do deputado PMDB até segunda, depois que a Folha revelou a relação com o dinheiro levantado pelo chefe.
A reportagem da Folha voltou ontem ao local e encontrou Galeguinho amarrado numa árvore, na mesma rua, ao lado de um chiqueirinho de galinha, a poucos metros da Bonacci.
Recebia migalhas das crianças e moradores. Entre eles, sua dona, Maria da Apresentação da Silva, 50. É mãe de cinco filhos. “Galeguinho é o sexto, o caçula”. O bode foi parar na árvore porque ela diz ter recebido, anteontem, ordem para tirá-lo do terreno da Bonacci.

DR. EVANIO RETORNA AO REGISTRANDO


O convidado especial deste sábado (19) do programa REGIStrando, que vai ao ar ao meio-dia, horário local, será o advogado e blogueiro Dr. Evanio Araujo.
As questões que serão abordadas no programa serão de toda ordem jurídica, desde legislação eleitoral, ficha limpa, cassação de mandatos, improbidade administrativa, licitações no poder público, compra de votos, diplomação dos eleitos etc. Podendo também o ouvinte participar e fazer qualquer consulta relacionada a pensão alimentícia, espólio, aposentadoria, despejo etc.
Disponibilizamos desde já o nosso email: registrando@assunet.com.br, como também o nosso blog: www.programaregistrando.com.br, clicando em ” SEM COMENTÁRIOS”, para deixar a sua pergunta. 
Para ouvir ao vivo clique aqui: www.radioprincesadovale.com.br
REGIStrando

Alto do Rodrigues terá Carnaval em 2013


Com a programação prevista para ser divulgada nesta quinta-feira, 17, a prefeitura 
de Alto do Rodrigues decidiu hoje que a cidade terá seu reinado de momo em 2013
. Segundo informações extra-oficial, a festa será dividida entre shows artísticos nas
 margens do Rio Açu, que banha a cidade, no final da manhã  entrando pela tarde
 e arrastão com trio elétrico, saindo às 16 horas e terminando às 20 horas.
abelardo
Prefeito Abelardo decidiu fazer carnaval em 2013

Escrito por Celso Amâncio 

Prefeitura abre inscrição para concurso carnavalesco

Confira as informações 
Clique para ampliar
 
Postado por Conexão Net

Henrique Alves recebe em SP apoio de Alckmin e Maluf




O Globo – Em périplo em São Paulo, o deputado federal Henrique Eduardo Alves (foto abaixo) reuniu-se com lideranças do PSDB da Câmara dos Deputados e recebeu o apoio do governador Geraldo Alckmin e do deputado federal Paulo Maluf (PP), entre outros.
Em encontro, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo municipal, os tucanos cobraram do candidato que coloque em pauta, caso assuma a Presidência da Casa, temas como o novo pacto federativo, a reforma política, o fundo de participação dos estados e a redistribuição do ICMS. Ao todo, participaram da reunião dirigentes do PSDB de São Paulo, Pernambuco, Acre e Rio Grande do Norte. Em sua passagem por São Paulo, Henrique Eduardo Alves teve como cicerone o vice-presidente Michel Temer, principal padrinho da sua candidatura.
henrique apoio

Dilma visita Nordeste para tentar conter avanço político de Campos


 

Julia Duailibi Leonencio Nossa, Estadão
 

A presidente Dilma Rousseff desembarca nesta sexta-feira, 18, no Piauí diante da constatação do PT de que a recuperação do prestígio político da sigla no Nordeste, região sob forte influência do governador e presidenciável Eduardo Campos (PSB), é crucial para o projeto de reeleição em 2014. Até o início de março, Dilma deve visitar ao menos seis Estados da região.
A avaliação dos petistas é que o partido precisa melhorar a articulação política com governadores e prefeitos na região, principalmente após o resultado das eleições de 2012, da qual o PSB saiu fortalecido. Além disso, o Planalto precisa driblar o desgaste político gerado pela paralisação nos canteiros de obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) na região.
O giro de Dilma pelo Nordeste inclui ainda Pernambuco, Ceará, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. A região também está na mira do ex-presidente Lula (leia texto abaixo). O Nordeste tem sido tradicionalmente um reduto eleitoral do PT. Nas últimas três eleições presidenciais (2002, 2006 e 2010), deu ampla margem de vitória para os candidatos do partido - Lula e Dilma. Em 2010, a petista teve 10,7 milhões de votos a mais na região que José Serra (PSDB).

Robinson decidirá futuro do PSD em Mossoró




robinson mossoroenseFicou para uma reunião em Natal a decisão sobre o futuro de Francisco José Júnior no PSD. Mesmo com a passagem do vice-governador Robinson Faria por Mossoró e Tibau nas últimas 48 horas, os dois não se reuniram.
Ontem houve um desencontro e os dois ficaram de ter uma nova reunião na capital. Mesmo assim, em entrevista ao programa Observador Político, Robinson Faria deixou bem claro qual será o tom da conversa. “Ficamos de ter uma conversa com o presidente da Câmara Municipal em Natal, mas isso não me impede de deixar claro aqui que a posição do PSD não é diferente de nenhum lugar do Rio Grande do Norte. O nosso lugar é na oposição, porque discordamos dessa política mesquinha ultrapassada que não cabe mais nos dias de hoje. Tive a coragem de abraçar a oposição no primeiro ano, coisa que poucos têm. Silveira é um grande companheiro, um parceiro de campanhas passadas. Compreendo a situação dele, mas é isso que vou dizer a ele”, destacou.
D’O Mossoroense

DIRIGENTE DO ASSU FALA SOBRE PROJETO SÓCIO TORCEDOR E DEMAIS AÇÕES VOLTADAS A TORCIDA ASSUENSE


Luiz Dailson Machado - Arquivo Pessoal
O Fique Sabendo e Rádio Princesa do Vale conversaram na tarde desta quinta- feira com o integrante do Grupo Gestor do Camaleão do Vale Luiz Dailson Machado. O dirigente se reportou sobre uma série de ações voltadas ao torcedor Assuense. Ele falou por exemplo sobre o projeto Sócio Torcedor criado em 2010 e revitalizado agora em 2013. Dailson frisou que o projeto visa permitir ao torcedor maior proximidade com o time, principalmente nas partidas realizadas em Assu onde o Sócio Torcedor poderá acompanhar todas as 14 partidas agendadas para a fase inicial do Campeonato Potiguar. Ele lembrou que existem duas opções de pacote de preço, o que ele classificou como custo benefício. O primeiro plano no valor de R$ 300,00 (trezentos reais) que acrescenta a camisa oficial do time e a segunda opção sem a camisa ao preço de R$ 200,00 (duzentos reais). Para os dois pacotes é possível parcelar em até 4 vezes. Os interessados em aderirem ao Sócio Torcedor ou obter outras informações pode se dirigir a loja Tatutom Sports na Avenida Senador João Câmara no Centro da cidade. Dailson também fez referência a uma ação que será desenvolvida com o objetivo de formar a futura geração de torcedores Assuenses. É o projeto Camaleão Desde Criança que terá como público alvo o alunado da rede municipal de educação. Nos dias de jogos em Assu a partir do início do ano letivo de 2013 um grupo de estudantes irá assistir as partidas no Edgarzão. A escolha da unidade de ensino e dos respectivos alunos será feita mediante sorteio. Por fim Dailson também teceu considerações sobre a disponibilidade de ônibus para transportar o torcedor para os jogos fora de casa da equipe. Quanto a isso Dailson salientou que nesse momento não é possível principalmente pelo fato dos motoristas dos ônibus da frota municipal que eram colocados a disposição do torcedor estarem de férias em face do recesso escolar e após o início do ano letivo os ônibus serão destinados exclusivamente ao transporte dos alunos da rede municipal de ensino o que inviabiliza integralmente a utilização dos veículos com tal finalidade.

JOGO ENTRE POTIGUAR DE MOSSORÓ VAI SER MESMO NO DOMINGO
Arte: Jalisson Ferreira

Em face da partida do América no domingo pela Copa do Nordeste 2013 contra o Vitória – BA, criou- se a expectativa de que a terceira rodada do Campeonato Potiguar fosse antecipada para sábado. No entanto, apenas a partida entre Palmeira de Goianinha e Coríntians de Caicó será no sábado. As demais partidas serão realizadas no domingo, dia 20 de janeiro. Em Mossoró o Potiguar que perdeu para o Santa Cruz por 2 a 1 receberá o ASSU que vem de vitória no meio de semana por 2 a 0 sobre o Alecrim.
Redação: Gustavo Varela/ Fique Sabendo Assu.

Capivaras escondidas


Alvos
Por uma dessas ironias da política, alguns peemedebistas que apoiam a candidatura de Renan Calheiros e Henrique Eduardo Alves no Senado e na Câmara têm avaliado que o grande risco ao projeto da dupla não está nas intrigas de aliados da base governista.
Está, na verdade, no passado de Alves e Renan impresso nos arquivos de órgãos do governo – os ministérios da Agricultura e do Turismo, por exemplo –, que agora poderão ser abertos facilmente pelos pedidos de informação realizados com base na lei de transparência.
Em suma, a qualquer momento virá mais chumbo grosso por aí.
Por Lauro Jardim

TÉCNICO DO DNOCS VÊ AÇUDE DO MENDUBIM COMO ALTERNATIVA PARA ABASTECER ASSÚ


Manutenção da seca este ano pode acarretar no uso da fonte alternativa de abastecimento  (Lunae Parracho/Reuters)ASSÚ - No caso de se confirmarem os prenúncios de agora, projetando que o ano de 2013 poderá significar o prolongamento da estiagem em todo o Nordeste, o técnico da Unidade de Campo do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), em Assú, Paulo Rodrigues, entende que é necessário se pensar em opções a fim de diminuir a demanda hídrica que hoje se concentra na Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves.
Ele enxerga que, apesar do panorama crítico que se verifica por sobre os reservatórios d'água do Rio Grande do Norte, com expressiva perda de capacidade de armazenamento por conta da escassez de chuva, ainda pode se considerar razoável a situação na instância da barragem, que se constitui no principal manancial do gênero no Estado. Indicadores recentes mostram que, hoje, a barragem acumula 52,23% de sua capacidade global.
"A situação é difícil, mas podemos dizer que a barragem ainda mantém uma boa reserva de água", declarou o representante do órgão autárquico regional em Assú. Ele citou que, fora do Vale do Açu, o limite de água dos reservatórios chega a ser desesperador.
"Muitos deles [reservatórios] hoje estão com menos de 40% de sua capacidade", exemplificou. Paulo Rodrigues vê como inadiável que se comece a pensar em alternativas caso a seca se acentue.
A título de sugestão, ele destacou que o açude público de Mendubim, em Assú, hoje pouco acima de 40% de sua capacidade total de acúmulo d'água, pode ser um canal emergencial para abastecer o município do Assú, no caso de ocorrer o agravamento da seca, por consequência, diminuindo a sobrecarga por sobre o volume hídrico que é disperso para suprimento humano através da barragem Armando Ribeiro Gonçalves.  IDEIA
"O Mendubim está com pouco mais de 40% [da capacidade], mas não é usado para consumo humano urbano e penso que isso poderia ser levado em consideração, principalmente num ano difícil como 2013 pode ser.
É uma reserva que ajudaria de certa forma a barragem Armando Ribeiro Gonçalves", ponderou o técnico do Dnocs. Finalizando, Paulo Rodrigues admitiu que os prognósticos quanto ao inverno sejam ruins, mas torce para que eles não se confirmem. "A chuva vai ser boa para todos", concluiu.

Fonte: O Mossoroense

Charge de Tulio Ratto: Menino levado


Menino levado
 

Via crucis: Deputados contra Fábio Faria


claudio-humberto
Insatisfeitos com escolha do deputado Fábio Farias (RN) para ocupar a vaga do PSD na próxima mesa diretora da Câmara, os deputados Átila Lins (AM), José Carlos Araújo (BA), Júlio César (PI) e Ademir Camilo (MG), resolveram disputar o cargo no plenário. A eleição será no dia 4.
Deu em Cláudio Humberto

TRE DECIDE QUE ELEIÇÕES SUPLEMENTARES EM SERRA DO MEL SERÃO REALIZADAS EM 7 DE ABRIL


A Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN) aprovou por unanimidade, na sessão realizada nesta quinta-feira, a Resolução Número 1, de 17/01/2013, que fixa data e aprova as instruções para a realização de novas eleições para os cargos de prefeito e vice-prefeito do município de Serra do Mel.

A eleição será realizada no próximo dia 7 de abril, um domingo, por meio dos sistemas eletrônicos de votação e de totalização de votos, desenvolvidos pelo Tribunal Superior Eleitoral. Estarão aptos a votar os eleitores constantes do cadastro eleitoral em situação regular e com domicílio eleitoral no município até 7 de novembro de 2012.

Poderão concorrer aos cargos de Prefeito e Vice-Prefeito aqueles que tenham domicílio eleitoral de, no mínimo, um ano antes da data marcada para as eleições, ou seja, 7 de abril de 2012, e estejam filiados a partido político pelo mesmo prazo, salvo se o estatuto partidário estabelecer prazo superior.

As convenções partidárias para deliberar sobre a formação das coligações e escolha dos candidatos serão realizadas no período de 1º. a 15 de fevereiro de 2013. O candidato deverá desincompatibilizar-se de cargo gerador de inelegibilidade nas 24 horas seguintes à sua escolha na convenção. O prazo para entrega em cartório do requerimento de registro dos candidatos será encerrado às 19h do dia 22 de fevereiro de 2013, devendo o Juízo Eleitoral providenciar a fixação de edital para ciência dos interessados, impreterivelmente, até 24 de fevereiro, passando a correr prazo para impugnações, nos termos do artigo 3º. Da Lei Complementar 64/90.

A propaganda eleitoral somente será permitida a partir do dia 23 de fevereiro e, nas hipóteses previstas na legislação, poderá ser feita até a véspera do pleito, sendo regulada, no que couber, pela Resolução TSE 23.370/2011 e pela Lei 9.504/97, inclusive quanto aos prazos processuais. A diplomação dos eleitos ocorrerá até o dia 30 de abril, devendo o Juízo Eleitoral julgar as contas e publicar a respectiva decisão do candidato eleito até 26 de abril.

Fonte: Jornal de Fato

Ex-prefeito de Pau dos Ferros deverá substituir Betinho Rosado na Agricultura




leonardo regoO Jornal de Hoje destaca que o ex-prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rêgo, do DEM, pode ser confirmado como o novo secretário da Agricultura do Estado em substituição ao deputado federal Betinho Rosado (DEM), que exerceu o cargo deste o início do atual governo, mas pediu para sair recentemente e voltou para cumprimento do seu mandato na Câmara. Com o retorno de Betinho Rosado foi desconvocado o suplente Rogério Marinho, atualmente ocupando o cargo de secretário do Desenvolvimento Econômico em substituição ao baiano Benito Gama.
Leonardo Rêgo é filho do deputado Getúlio Rêgo, atual líder do governo Rosalba Ciarlini na Assembleia Legislativa. Segundo informações extraoficiais, o parlamentar do DEM esteve reunido com a governadora na manhã de hoje no Centro Administrativo para conclusão dos entendimentos que levaria Leonardo Rêgo a assumir o setor de Agricultura a partir de agora quando o governo inicia o terceiro ano de gestão. Leonardo faz parte da nova geração da política do Rio Grande do Norte que transformou o município de Pau dos Ferros implantando uma administração moderna e eficiente, tendo inclusive, sido reeleito e elegido seu sucessor na última eleição.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Lupi mantém renda de cargo do qual foi demitido




20130117123512_cv_lupi_gdeA Folha de São Paulo destaca que exonerado pela presidente Dilma Rousseff no fim de 2011 após denúncias de irregularidades, o ex-ministro do Trabalho Carlos Lupi permanece como conselheiro do BNDES na vaga destinada ao representante do ministério.
No cargo, ele recebe cerca de R$ 6.000 por mês, pagos trimestralmente. A nomeação foi feita pela própria presidente, quando ele ainda era ministro do Trabalho.
A assessoria do atual ministro, Brizola Neto, informou ontem que pediu à Presidência em junho de 2012 a substituição de Lupi. A Presidência ainda não se manifestou sobre o pedido.
“Olha, eu não sei [explicar a permanência no cargo]. Você tem que perguntar à direção que me manteve lá até agora. Como eu era indicado pela Presidência da República, enquanto não me tirar, eu estou lá”, disse. “Se for da confiança dela [Dilma Rousseff], permaneço”, disse à Folha de S. Paulo o ex-ministro.

PCdoB apoiará Renan e Henrique Alves




Alves-e-RenanA coluna de Feelipe Patury informa que o PCdoB apoiará a eleição dos pemeedebistas Renan Calheiros (à dir.) (AL) para a presidência do Senado e de Henrique Eduardo Alves (à esq.) (RN) para a presidência da Câmara.
A decisão foi costurada pelo ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, e já foi comunicada às bancadas pelo presidente da legenda, Renato Rabelo.

Imagem motivacional para uma quinta-feira de muito calor…rsrsrsrs



Publicado por Robson Pires

bom dia!

Vereador e suplente passam a compor secretariado municipal em Carnaubais


informativo Princesa
Aconteceu na tarde de ontem, quarta-feira, no salão principal da Prefeitura Municipal de Carnaubais, a solenidade de posse de mais dois auxiliares do prefeito Liz Cavalcante, ‘Luizinho’, do PSB. Gradativamente, o gestor vai compondo seu primeiro time de colaboradores para esta que é sua terceira experiência na chefia do Executivo carnaubaense. Ontem, quarta-feira, foram empossados o vereador João Batista Gonçalves, ‘Batista de Dioclécio’, do PSB, e o suplente de vereador Wilson Gregório, do PSDB. ‘Batista de Dioclécio’ será secretário de Finanças, Tributação e Planejamento enquanto que Wilson Gregório responderá pela pasta municipal de Esporte e Juventude. O prefeito acha que completará todo o secretariado até o mês de fevereiro. Ontem, depois da cerimônia de posse, ‘Luizinho’ falou sobre o processo de definição dos nomes dos auxiliares a Magno Marques, da equipe de comunicação social da sua gestão

SINTE-RN alerta: governo anuncia cumprimento do piso como se fosse aumento salarial



Recentemente, o governo do estado tentou desarticular a campanha salarial dos professores anunciando um aumento que, na verdade, é o cumprimento da lei do Piso Salarial Nacional.
A governadora Rosalba Ciarlini foi além e disse que é o terceiro aumento concedido aos professores da rede estadual em menos de dois anos. “Com os reajustes implantados entre setembro de 2011 e março de 2012, no acumulado, o salário dos professores cresceu 76,82%. É o maior aumento salarial da categoria concedido por um Governo nas últimas duas décadas”, afirmou a governadora.
Tudo isso seria muito bom se não fosse mentira. Trata-se de um jogo de palavras do governo para colocar o cumprimento da lei como uma benesse do estado. De acordo com o coordenador geral Rômulo Arnaud, a categoria precisa ficar atenta a esse tipo de artifício. “O governo está fazendo apenas o óbvio que é cumprir a lei federal do Piso Nacional que foi conseguido à base de muita luta da categoria. Tudo não passa de uma obrigação que eles estão vendendo como se fossem os grandes benfeitores da Educação”, ressaltou.
O governo cita o cumprimento da lei do piso como se fossem aumentos – 34% em 2011, 22,22% em 2012 e 7,97% em 2013. “Vale salientar que, em alguns casos, a implantação foi parcelada e sem o retroativo. Precisamos abrir os olhos da sociedade para esse tipo perverso de enganação”, criticou o sindicalista.

Alto do Rodrigues terá Carnaval em 2013


Com a programação prevista para ser divulgada nesta quinta-feira, 17, a prefeitura de Alto do Rodrigues decidiu hoje que a cidade terá seu reinado de momo em 2013. Segundo informações extra-oficial, a festa será dividida entre shows artísticos nas margens do Rio Açu, que banha a cidade, no final da manhã  entrando pela tarde e arrastão com trio elétrico, saindo às 16 horas e terminando às 20 horas.


abelardo
Prefeito Abelardo decidiu fazer carnaval em 2013

Escrito por Celso Amâncio

Campeonato de Blocos “Manoel Tatú” começará dia 31 em Carnaubais



Foi o que ficou definido ontem a noite após reunião com os secretários de educação e o de esportes e juventude, respectivamente Nicolau Cavalcante e Wilson Gregório, mais os representantes das 9 equipes que participarão da tradicional competição esportiva patrocinada exclusivamente pela prefeitura municipal.

As equipes A Corda, Os Bocas, Skulaxo, Okyvarão, Moleques, Coca-Cola, Chegue +, Extravasa e Ressaca aprovou o regulamento ao final do encontro, este ano para o campeão está sendo ofertada a premiação no valor de R$ 2mil enquanto que o vice receberá R$ 1mil, a premiação prossegue com troféus e medalhas para o artilheiro e goleiro menos vazado. 

É importante salientar que as equipes participantes não pagarão nenhuma taxa para participar da competição que terá inicio dia 31 de janeiro e término 8 de fevereiro a ser realizada no Ginásio Francisco Weldeny de Brito.
 
Postado por Magno Marques

PADRE CANINDÉ E A PRESENÇA DA IGREJA NAS QUESTÕES SOCIAIS DO VALE DO ASSU



Nascido no município de Angicos (RN), mais
especificamente em Pelo Sinal (um pequeno sitio), Francisco Canindé
dos Santos, hoje com 75 anos de idade e 47 de vida sacerdotal, chegou
a Paróquia de São João Batista de Assú no ano de 1966, a exatamente 47
anos serve ao povo de Deus nesta paróquia. O considero um ícone, uma
das últimas vozes proféticas vivas em nosso meio. Homem culto, exímio
orador e dono de uma capacidade de exortação profunda, igualando-se ao
saudoso Dom Hélder Câmara, ex-Arcebispo de Recife e Olinda (PE).
Para este homem que abraçou a vocação sacerdotal com
muita responsabilidade, entendeu perfeitamente o encontro do Evangelho
com a vida. Optou por configurar-se a Cristo escolhendo o serviço aos
pobres. Viveu e lutou muito aproximadamente com as novas exigências do
Concílio Vaticano II, que mostrava ao mundo que a Igreja deve ser um
sinal da presença de Cristo no mundo, e esse sinal de comunhão com
Cristo passa preferencialmente pelos excluídos da sociedade.
Desde que chegou às terras do Vale do Assú, foi dado a
provações das mais diversas como: a perseguição pelo regime da
ditadura militar, que o considerava como um agitador ou subversivo,
chegando este a sofrer sérias retaliações por apresentar um
comportamento avesso à lógica do regime. Mas, como um incansável
discípulo do mestre, continuou anunciando e denunciando, exercício
próprio de um profeta.
Lendo reportagens nesses dias acerca do abandono a que
chegou as terras do Baixo Açu, reporto-me ao ano de 1968 quando este
sacerdote coerente com a vocação a qual abraçou, mobilizava a
sociedade civil organizada do Vale do Assú para debater junto aos
governos do Estado e Federal acerca da verdadeira viabilidade da
construção da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves. Jamais colocou-se
contra a construção do reservatório, mas questionava de que forma os
varzeanos seriam verdadeiramente beneficiados por tal projeto.
Interrogado o DENOCS, juntamente as outras esferas falavam de uma
política de distribuição de renda e beneficiamento.
Passados 35 anos de sua fundação e funcionamento, a
Barragem tem servido como instrumento de empobrecimento de
significativa parte da população ribeirinha. Claro que há inúmeros
benefícios, como o abastecimento das cidades, chegando hoje a servir o
precioso líquido a quase 45% das cidades do RN. Mas, do ponto de vista
do desenvolvimento sustentável nem de longe tem contribuído de forma
justa com os mais pobres. A oferta de água, fora do abastecimento, tem
colocado-se a servido de empresas multinacionais que exploram e
empobrecem as nossas terras, gerando pouco emprego e desenvolvimento,
mas deixando marcas indeléveis como o desmatamento da vegetação das
carnaúbas e outras vegetais, causando a morte do Piranhas-Açu, graças
à poluição perene de suas águas por essas mesmas empresas e cidades
que jogam seus esgotos em seu leito e tantos outros problemas.
Um dado significativo da desigualdade no Vale do Assú, é
que a agricultura familiar tem desaparecido, uma vez que o pequeno e
médio agricultor não consegue plantar, pois a energia para manter a
plantação foge ao seu padrão de renda e viabilidade, ficando a única
opção por ingressar nessas empresas e torna-se um assalariado
empobrecido, enquanto as multinacionais aqui presentes obtêm lucros
exorbitantes a custa de um trabalho muitas vezes com regime
escravista.
O que constata-se hoje em relação aos inúmeros problemas
entorno da questão dos projetos de irrigação nessas terras do Vale do
Assú, já era percebido por figuras memoráveis como Padre Canindé,
Terezinha Aranha e tantos outros, que lideravam um movimento de
distribuição de renda de forma equamine. Portanto, esse espanto de
alguns políticos em visita a essas áreas de irrigação e a constatação
de seus problemas não é de hoje. Pena que quando pleiteavam ocupar
cargos como deputado, governo e senador, não olharam para essa
realidade gritante, de forma que contemplassem em seus projetos de
governo medidas que revertessem essa situação. Mas como faltam poucos
anos para a nova legislatura (2014), novamente revestem-se de
“salvadores da pátria”.
Precisamos urgentemente de líderes do povo a exemplo de
Padre Canindé. Olhemos o seu exemplo de serviço e abracemos a missão a
qual fomos chamados. Chega de olhar para o povo apenas como massa
votante, deixando seus problemas diários como elementos de discurso
que repete-se em quatro e quatro anos. Em 2014 precisamos de líderes
políticos mais ousados, com mente aberta, sobretudo ao diálogo com o
povo e seus representantes. Creio verdadeiramente que novos tempos
virão.


Por Profº. Francisco Antônio
fcooliveirasouza@gmail.com

Em casa, Assu passa pelo Alecrim e conquista primeiros pontos no RN


PAULINHO E FÁBIO MARCARAM OS GOLS QUE GARANTIRAM A VITÓRIA ASSUENSE NO ESTÁDIO EDGARZÃO, EM ASSÚ. É A PRIMEIRA VITÓRIA DO TIME DE MIRANDINHA.
Assu vence Alecrim no Estádio Edgarzão, em Assú, pelo Campeonato Potiguar (Foto: Antonio Netto/Inter TV Cabugi)
Assu vence Alecrim pelo Campeonato
Potiguar (Foto: Antonio Netto/Inter TV Cabugi)
O Assu venceu a primeira partida no Campeonato Potiguar 2013. Jogando em casa, o Camaleão do Vale derrotou o Alecrim por 2 a 0 na noite desta quarta-feira. A partida foi disputada no Estádio Edgarzão, em Assú, distante 207 quilômetros de Natal. O meia Paulinho marcou o primeiro gol do jogo de cabeça, após cobrança de escanteio aos 45 minutos da primeira etapa. Já no segundo tempo, o lateral-esquerdo Fábio fechou o placar aos 40 minutos. Com o resultado, o Assu, que é treinado pelo ex-jogador Mirandinha, chegou a três pontos e deixou a lanterna da competição. Já o Alecrim amarga a primeira derrota, e segue com três pontos. O Assu volta a campo neste domingo, quando visita o Potiguar de Mossoró no Estádio Nogueirão, em Mossoró. No mesmo dia, o Alecrim encara o Santa Cruz-RN no Iberezão, em Santa Cruz. As duas partidas estão marcadas para as 17h.
Por GLOBOESPORTE.COM Assú, RN 
Postado por TATUTOM SPORTS